Estudantes do ensino público de Roraima são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Roraima participou com 42 equipes e destas, duas se classificaram para a etapa final: uma da Escola Estadual Euclides da Cunha e outra do IFRR (Instituto Federal de Roraima). Esta é a primeira vez que estudantes da rede estadual conquistam vaga na final.

Promovida pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a 12ª ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil) contou com a participação de 17,4 mil equipes de todos os Estados do país.

Estudantes finalistas de Roraima. (Foto:Divulgação/Seed_RR)

Roraima participou com 42 equipes e destas, duas se classificaram para a etapa final: uma da Escola Estadual Euclides da Cunha e outra do IFRR (Instituto Federal de Roraima). Esta é a primeira vez que estudantes da rede estadual conquistam vaga na final.

Coordenada pela professora Herika do Valle, a equipe ‘CSI- RR’ da Escola Euclides da Cunha é formada pelos estudantes Ayla Yamille Tamaia da Rocha, Pedro Manoel Carneiro Timóteo e Hágatha Vitória Fernandes de Oliveira, todos do 9° ano do Ensino Fundamental.

A Olimpíada ocorre em duas etapas, sendo a primeira online e a segunda, presencial. Excepcionalmente esse ano, em função da pandemia da COVID-19, será toda no formato virtual. A Olimpíada tem seis fases e durou dois meses.

Neste período, os estudantes responderam questões e realizaram algumas tarefas por meio de pesquisas em livros, internet e orientação do professor. A tarefa deste ano foi a elaboração de uma crônica dissertativa.

“Desde o começo do ano a Olimpíada trouxe incríveis emoções. Aprendemos e estudamos bastante na Pré-ONHB. Na competição oficial, depois de estudar muito nesses dois meses e corre atrás dos nossos objetivos, conseguimos chegar até aqui. A ficha ainda não caiu”, disse emocionada a estudante finalista Hágatha Vitória.

Mais de 400 equipes na final


A equipe da Escola Estadual Euclides da Cunha conquistou a maior pontuação do Estado: 3.663,66. Agora a expectativa é para o resultado da final, que será divulgado em um vídeo nas redes sociais da ONHB no próximo dia 22 de novembro. 421 equipes estão na disputa.

“Estamos felizes com a conquista principalmente por não ser uma Olimpíada conhecida em nosso Estado. Esperamos que esse resultado estimule a participação de mais estudantes e professores”, destacou a professora Herika do Valle.

Os estudantes vencedores receberão medalhas de ouro, prata e bronze conforme a classificação e também certificados. Para conferir o resultado e ver outras informações sobre a ONHB acesse www.olimpiadadehistoria.com.br.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisadores da Alemanha coletam amostra de praga inédita em plantações de mandiocas no Amapá

A praga foi encontrada pela primeira vez em terras indígenas de Oiapoque, no extremo norte do Estado, por técnicos da Embrapa.

Leia também

Publicidade