Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Estudantes da Amazônia são selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2017

Estudantes da Amazônia são selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2017
Lançado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores, realizado pela Embaixada dos Estados Unidos, já levou 467 jovens brasileiros da rede pública de ensino para um intercâmbio nos EUA. Em 2017, doze dos 50 jovens selecionados são de Estados da Amazônia Legal. Entre eles, está o estudante Jefferson Caleb Santos de Souza, de 17 anos, que cursa o 2º ano de Administração do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no campus do município de Maués, no Amazonas.

Mais de 18 mil jovens de todo o país se inscreveram no processo. Ao Portal Amazônia, Souza contou que o número é intimidador e que mesmo após uma tentativa sem sucesso, em 2015, sua vontade de fazer parte da iniciativa ficou ainda maior.

Conheci o programa em 2011, por meio de uma professora, a Cíntia, que disse que eu tinha potencial para participar. Era dedicado e gostava de língua inglesa, mas como não tinha idade ainda resolvi me dedicar ainda mais. Em 2015 me candidatei, mas não tive um resultado satisfatório, então reforcei a leitura, escrita e conversação, conta.

Insistente, o jovem buscou mais uma vez entrar para o programa. Após diversas fases burocráticas - inscrição, documentação, provas - a boa notícia chegou. Estava confiante, mas ainda assim fiquei surpreso. É a realização de um sonhos que tenho há anos. Chorei muito de alegria. A cidade comemorou comigo, revelou.

Entusiasmado com a oportunidade, o estudante aproveita para dar um recado: Mesmo sendo de origem humilde, não tendo recursos, não se pode desistir. Tem que enfrentar as adversidades, é possível. Temos que nos empenhar e assim nada pode nos impedir.

Espelho

Segundo a professora de língua inglesa Elaine Barbosa Amazonas, a conquista de Souza serve como inspiração para outros estudantes. Ele disse que sua maior dificuldade foi a prova escrita, que não sabia como escrever suas ideias. Então trabalhamos suas habilidades nesse sentido. E foi uma alegria [a aprovação], porque como professora é importante ver o sucesso dele em uma prova tão rigorosa. Estou muito feliz por ele ter alcançado o objetivo. Hoje ainda, na reunião de entrega de notas, algusn alunos vieram conversar sobre a prova, eles viram que é possível, desde que se tenha muita dedicação e interesse, contou.

A professora afirma que Jefferson Souza é um excelente aluno, possui perfil de liderança e ainda desenvolve um projeto voluntário em conjunto em sua igreja, com visitas a residências e no único hospital da cidade.

Jefferson Caleb Sousa confessou que sua maior surpresa foi ver como as crianças agora o têm admirado. Elas me veem como exemplo e isso me deixa muito, muito honrado. É o que eu disse, temos que nos empenhar muito e assim nada pode nos impedir, reafirmou.

O que farão?

Os jovens selecionados tem um perfil solidário e de líderes. Assim, participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais, além de participar de atividades de voluntariado, semelhantes as que fazem em suas cidades.

A viagem está marcada para 13 de janeiro a 4 de fevereiro de 2017. Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington (DC), e ainda seguem em grupos menores para diferentes cidades americanas. Todos ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

No Brasil, os parceiros dessa iniciativa são: o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, Microsoft, Bradesco, IBM e Boeing Brasil. O Programa Jovens Embaixadores comemora sua 15ª edição este ano. Confira quem são os 12 escolhidos:

ACRE
Sarah Evellyn Oliveira Borges, 16 anos, de Rio Branco

AMAPÁ
Ane Caroline Oliveira, 17 anos, de Macapá

AMAZONAS
Everton Tiago Rocha de Negreiros, 17 anos, de Manaus
Jefferson Caleb Santos de Souza, 17 anos, de Maués

MARANHÃO

Felipe Laurêncio de Freitas Alves, 17 anos, de Vitorino Freire
Luis Eduardo Carvalho de Moura, 17 anos, Timon

MATO GROSSO
Guilherme Eduardo Rocha Silva, 16 anos, de Colíder

PARÁ
Cláudio Henrique Leal de Nazaré, 17 anos, de Belém
Luciano da Silva Amorim, 17 anos, de Ananindeua

RORAIMA

Juliana Carolina da Silva Lima, 17 anos, de Boa Vista

RONDÔNIA
Lucas de Brito Silva, 18 anos, de Ji-Paraná

TOCANTINS
Guilherme Gandara da Fonseca, 17 anos, de Lavandeira

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/