Manaus 30º • Nublado
Quinta, 08 Dezembro 2022

Enem 2020: confira cinco dicas para garantir um bom desempenho na prova de Redação

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já está na reta final. Uma das principais preocupações dos alunos é a temida Redação. Pontuar bem nesta disciplina é fundamental para garantir o acesso às universidades, por isso, esta segunda matéria da série especial de preparação para o exame destaca recomendações que podem ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes na prova. 


Foto: Reprodução/Shutterstock

A professora de Redação, Lia Carvalho, listou cinco dicas para esta reta final de preparação:

PRÁTICA – O aluno só aprende a escrever, escrevendo. Produzir redações com diferentes propostas temáticas, levando em consideração o tempo a ser destinado para essa disciplina, é um importante treino para aumentar as chances de tirar uma boa nota.

ATUALIZAÇÃO – Manter-se atualizado é premissa de qualquer vestibulando e constitui condição de cidadania para todas as pessoas. Os estudantes devem acompanhar notícias sobre o Brasil e o mundo.

RELACIONAR – Aproveitar, durante esta revisão final, para relacionar os conteúdos da área de Ciências Humanas - disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia - aos fatos do cotidiano, mazelas e problemáticas sociais que permeiam a realidade atual é fundamental.

NOTA 1000 – É necessário entender o que a banca examinadora espera para um texto de excelência, a maneira de como os textos são avaliados e a construção deles, por isso, sugere-se que os alunos leiam redações que alcançaram a pontuação máxima no Enem.

REVISÃO – São três principais aspectos da Gramática que fazem os alunos perderem pontos na prova: a regência dos verbos, os usos da vírgula e a aplicação dos casos de crase. Uma revisão cuidadosa desses pontos é necessária.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas impressas serão dia 17 e 24 de janeiro de 2021; as provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro; a reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro de 2021 (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura) e os resultados serão divulgados a partir de 29 de março. A Redação integra o grupo de disciplinas dos primeiros dias de aplicação. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 08 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/