Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Em Roraima, ensino remoto na rede estadual encerra nesta quinta-feira e ano letivo 2020 será suspenso

7af11f0818f11069c36aea151a232d38_L

Nesta quinta-feira (10), a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) encerrará a oferta do ensino remoto em toda rede estadual de ensino. Com isso, o ano letivo 2020 será suspenso. Até o dia 26 de dezembro, os professores e equipe pedagógica das escolas realizarão a correção de atividades, planejamentos e a avaliação do período das atividades remotas. As férias escolares do final do ano foram preservadas e serão de 28 de dezembro de 2020 à 26 de janeiro de 2021.

Ainda não há data prevista para o retorno das aulas presenciais nas escolas. (Foto:Divulgação/Gov.RR)

Neste momento, os estudantes não estarão aprovados e nem reprovados no ano letivo 2020. As avaliações, provas e atribuições de notas só poderão ser realizadas quando do retorno das aulas presenciais, momento em que poderá ser feito o cômputo das atividades remotas e do cumprimento efetivo de dias letivos.


A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, enfatizou que a Seed está seguindo todas as diretrizes e normativas emanadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e normatizadas pelo Conselho Estadual de Educação de Roraima (CEE/RR).

"Nós estamos seguindo todas as orientações da legislação atual vigente referente ao ensino remoto. Dessa forma, os estudantes vão permanecer na mesma matrícula em 2021. Para o próximo ano, estamos organizando várias frentes de trabalho entre elas, aulas presenciais, aulas remotas e ensino híbrido", informou a secretária.

Ela esclareceu ainda que a definição do modelo de trabalho escolar em 2021 vai depender da situação da pandemia da COVID-19 em Roraima e das determinações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde (Sesau). E reforçou que ainda não há data prevista para o retorno das aulas presenciais nas escolas.


Ensino Remoto em Roraima


Em 2020, as aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março, com a antecipação do recesso escolar do meio do ano, conforme Decreto Governamental N° 28.587-E. As atividades não presenciais na rede estadual de ensino (ensino remoto) iniciaram no dia 06 de abril, conforme decreto N° 28. 663-E e seguiram até o dia 30 de agosto.


No mês de setembro e nos primeiros 15 dias de outubro, o ensino remoto ficou suspenso para um período de avaliação e realinhamento das ações pedagógicas e foi retomado no dia 19 de outubro seguindo até 10 de dezembro. As aulas presenciais nas escolas seguem suspensas em toda rede conforme Decreto do Governo do Estado N°29.241-E de 27 de agosto de 2020.


Para os estudantes que possuem acesso à internet, os conteúdos foram repassados de forma on-line, por meio de redes sociais como Whatsapp e aplicativos como Google Classroom, Google Meet, entre outras ferramentas digitais. Os conteúdos são elaborados exclusivamente pelos professores.


Para os estudantes que não dispõe de acesso à internet, os professores elaboraram apostilas com conteúdos didáticos. Os pais tinham horários específicos para retirar e devolver o material na escola. Nas escolas localizadas em comunidades indígenas e para os estudantes que moram em localidades distantes da escola, o material chegou com o apoio do serviço flexibilizado do transporte escolar.


Ensino via Rádio


A Seed também levou em 2020, conteúdo didático e informações educacionais aos alunos da rede por meio das ondas da Rádio Roraima com os programas "Ondas do Saber", veiculado diariamente, "Dialogando com o Psicossocial", exibido três vezes por semana e "Saúde Bucal – Sorriso é Arte", veiculado diariamente na programação da Rádio Roraima AM 590.


Além disso, por meio de parceria com instituições de ensino superior, ofertou plataformas de estudo gratuitas para estudantes do Ensino Médio em preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em parceria com a Estácio, ofertou a plataforma Resolve Sim e por meio de convênio com a UNAMA, foi disponibilizada a plataforma Enem 360.

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/