Manaus 30º • Nublado
Quarta, 22 Setembro 2021

Educação de Rio Branco anuncia retorno das aulas presenciais em fevereiro para mais 1,8 mil alunos

Com as aulas presenciais suspensas desde março de 2020 devido à pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Rio Branco (SEE) divulgou, nesta quarta-feira (20), o calendário para a conclusão do ano letivo de 2020. As aulas retornam no dia 8 de fevereiro de forma presencial para mais de 1,8 mil alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Os alunos do ensino infantil, que abrange creches e pré-escola, seguem com as aulas remotas. O calendário escolar de 2020 vai ser concluído em abril. O ano letivo de 2021 começa logo em seguida, no mês de maio.

As aulas presenciais nas redes pública e privada foram suspensas em março de 2020, semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos passaram a ter acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaulas, pelo rádio com audioaulas, pela televisão e também pelo material impresso adquirido nas escolas.

No início do ano, a Educação do Acre anunciou que os mais de 160 mil alunos da rede pública estadual devem voltar às salas de aulas em março para conclusão do ano letivo de 2020. Porém, a pasta decidiu adotar o ensino híbrido, com parte das aulas presenciais e remotas.

"Há uma cobrança da sociedade, dos pais e a criança tem a necessidade para ir à escola. Estamos tomando todas as providências possíveis para darmos início, a partir do dia 1º de fevereiro com a semana pedagógica, e nas escolas dia 8 de fevereiro. Vamos intercalar, uma semana uma turma e outra semana outra turma", explicou a secretária de Educação de Rio Branco, Nabiha Bestene Koury.

Retomada

A rede de ensino municipal tem aproximadamente 25 mil alunos, com idades entre 0 a 10 anos. O calendário estudantil da rede estabelece 800 horas de ensino, mas, destas, apenas 320 horas foram cumpridas até o momento e de forma remota.

"Respeitando o plano de retomada que foi aprovado pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, estamos tomando todas as providências cabíveis para darmos início às aulas. Sobre o material de EPI's e tudo que é necessário, estamos tomando as devidas providências. Não seremos irresponsáveis de iniciar um ano sem tomar as precauções", frisou a secretária.

A representante da Educação destacou também que os diretores e gestores das escolas vão passar por treinamentos e orientações para essa retomada. A pasta deve ter um novo encontro, antes do início das aulas, com representantes do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 e da Saúde do Estado.

"Estamos pensando: durante 15 dias uma turma, e nos outros 15 outros alunos. Vamos ver se realmente retomamos com os demais", concluiu.

*escrito por Aline Nascimento

Veja mais notícias sobre EducaçãoAcre.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 22 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/