Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Com campanha e votação online, três chapas disputam a reitoria da Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza entre as 9h da próxima quarta-feira (10) até as 16h da quinta-feira (11) a consulta à comunidade acadêmica para escolher os nomes que comporão a lista tríplice de indicados à reitoria da universidade no quadriênio 2021-2025. Devido à pandemia, pela primeira vez o processo se dará de forma remota, com votação em plataforma online.

Na última quarta-feira (24), a comissão de consulta à comunidade divulgou as três chapas homologadas e aptas à disputa. Procurados pelo Portal Amazônia, os candidatos à reitoria concedem entrevista, na seguinte ordem: Andrea Waichman, chapa 55, na quarta-feira (3); Marco Antônio Mendonça, chapa 21, na quinta-feira (4); e o atual reitor e candidato à reeleição Sylvio Puga, chapa 33, na sexta-feira (5).

Foto: William Costa / Portal Amazônia

 Votação remota

Para que o processo democrático aconteça de forma online, a Ufam vai adotar o Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (Saele), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em todas unidades, tanto na capital quanto no interior do estado. 

Segundo o diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação da Ufam, Jorge Carlos Magno, a plataforma gaúcha já é consolidada "no aspectos de transparência, imparcialidade, versatilidade e segurança, já experimentada pela nossa instituição na recente eleição dos membros dos conselhos superiores".

A partir de amanhã (3), docentes, discentes (inclusive aposentados) e técnicos administrativos aptos a votar devem validar suas credenciais até a próxima segunda-feira (8) no site da universidade. Confira a lista de docentes, discentes e técnicos aptos a votar.

Processo eleitoral

Os votos serão contabilizados obedecendo a paridade entre os três segmentos. Assim, o total de votos de cada categoria representa 33,3% dos votos totais. Será considerada eleita a chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos.

A previsão é que o resultado da eleição seja divulgado no próximo dia 15 de março. Se necessário, um segundo turno será realizado com as duas candidaturas mais votadas, no dia 25 de março.

A partir da escolha da comunidade acadêmica, o Conselho Universitário (Consuni) vai elaborar a lista tríplice de nomes indicados ao cargo. A lista será enviada à Brasília, onde o presidente Jair Bolsonaro deve nomear um dos três nomes para o cargo de reitor.

Candidaturas

Confira abaixo um resumo da biografia dos candidatos à reitoria e à vice-reitoria da Ufam:

Compondo a chapa 55, Inov@Ufam, a professora Andrea Waichman encabeça uma chapa inteiramente feminina, ao lado da professora Margarida Carmo. Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior, Andrea ja atuou como diretora de pós-capacitação do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), diretora da pós-graduação, diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e diretora de gestão de inovação, propriedade intelectual e transferência tecnológica da Ufam.

Pela chapa 21, Ufam+, concorrem os professores Marco Antônio Medonça e Raimundo Passos. Doutor em Agronomia Tropical, Marco Antônio é diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Já atuou nas unidades acadêmicas da Ufam em Benjamin Constant e Parintins, foi diretor da fazenda experimental da universidade e prefeito do campus, em Manaus.

Candidato à reeleição, o professor Sylvio Puga concorre ao lado da professora Therezinha Fraxe, pela chapa 33. Desde 2017 no cargo de reitor, Puga é doutor em Economia e professor associado da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Em 2007, publicou o livro Federalismo, economia exportadora e representação política: o Amazonas na República Velha (1889–1914), sobre a inserção da província do Amazonas no Império. 

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoPolíticaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/