Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Bolsas de estudo promovem inclusão de alunos de baixa renda em escolas privadas, apontam especialistas

Bolsas de estudo promovem inclusão de alunos de baixa renda em escolas privadas, apontam especialistas
Todas as crianças e jovens merecem uma educação excepcional, mas infelizmente, essa não é uma realidade para muitas, por conta do baixo investimento na educação regular pública de qualidade. Visando mudar esse quadro, escolas particulares utilizam a estratégia de bolsas, criando um ambiente inclusivo e que abraça as mais variadas classes sociais. Aproveitando o encerramento do ano letivo, o Portal Amazônia conversou com especialistas que destacaram a importância da inclusão de alunos de baixa renda em instituições particulares.
Foto: Reprodução/Shutterstock
 
Com mais de 20 anos no mercado, o educador Álvaro Sanches acredita que as escolas, sejam elas particulares ou públicas, são as principais pontes de evolução de um Estado. “Somos, enquanto educadores, responsáveis por impactar vidas, e precisamos entender o contexto social em que estamos inseridos, para que vidas sejam verdadeiramente impactadas”, afirmou.

Atualmente, ele é diretor geral do Colégio Lato Sensu, em Manaus, e conta que além de alunos de baixa renda, filhos de todos os colaboradores também têm benefício a uma bolsa de estudos. “Entendemos que muitos jovens de baixa renda são, e ainda serão beneficiados. Em nossa instituição, filhos de professores à serviços gerais, podem ganhar uma bolsa”, contou o educador.


Destaque no Acre



O Colégio Lato Sensu do Acre realizou no último sábado (30) o processo seletivo para as séries do 2º ao 8º ano do ensino fundamental, voltado para alunos da rede pública e privada. A grande vencedora foi Maria Sophia Sena, de apenas seis anos. Ela obteve o melhor resultado, sendo brilhante e assim garantido uma vaga para o ano letivo de 2020.
Foto: Divulgação

A mãe da ganhadora, a senhora Aline Sena, relatou que a filha sempre foi muito esforçada, buscando ser participativa nos eventos escolares. A mãe também relatou que sempre a ensinou em casa, buscando acompanhar e auxiliar nas atividades escolares, além de ter o incentivo de seus irmãos mais velhos. 



No momento que recebeu a notícia do resultado através da mãe, Maria estava lendo, a mãe conta que foi uma explosão de alegria. Sophia agora é uma aluna Lato Sensu, e já se prepara para ter um ano letivo de 2020 do jeito que ela gosta, com muitos desafios.


#DesafioLato


O desafio trouxe à população acreana a possibilidade de ingressar no colégio com bolsas parciais e integral de estudo para o ano letivo de 2020. Com mais de 250 inscritos o #DesafioLato realizou uma prova cheia de desafios, com questões objetivas e propostas redacionais dentro de cada segmento.

Oportunidade


Desde 2013, o Programa Educações atua facilitando a vida de estudantes para ingressarem em escolas e universidades. Até o momento, mais de 30 mil bolsistas foram contemplados e conseguiram se formar.


De acordo com o presidente do programa, professor Rony Siqueira, a ideia principal é promover a inclusão. “O programa consiste em selecionar estudantes que tenham um bom rendimento escolar, mas que as famílias não podem bancar uma escola particular”, disse.
Foto: Reprodução/Shutterstock

O Programa Educações nasceu em Manaus, no Amazonas, e já concede bolsas em todo território brasileiro. As vagas vão desde educação básica (da creche ao ensino médio), supletivo, educação profissional, idiomas, graduação até a pós-graduação.

Na opinião de Siqueira, o poder publico precisa enxergar a escola particular como uma parceira, e não como uma fonte de arrecadação. 

“Hoje, a importância da escola particular é imensa para o Brasil. Seriam bilhões de reais de economia que o setor representa. Imagine se os mantenedores das escolas particulares resolvessem fechar suas portas? A dimensão disso seria um terror são mais de 9 milhões de estudantes prejudicados. Essas escolas já fazem o papel que o estado brasileiro tem a obrigação, ou seja, dar o ensino básico para esses alunos”, contou Siqueira.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/