Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Biblioteca Indígena de Autazes é reconhecida no Prêmio Pontos de Leitura 2023 do Ministério da Cultura

A Biblioteca Indígena da Comunidade Moyray, situada na região do município de Autazes no Amazonas, foi uma das 300 bibliotecas premiadas no Prêmio Pontos de Leitura 2023, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). A premiação, que visa reconhecer e destacar projetos que fortalecem a prática leitora em contextos urbanos e rurais, contemplou iniciativas que abraçam a diversidade cultural brasileira, dando ênfase a povos e comunidades representativos.

O projeto, intitulado 'Biblioteca na Aldeia', teve início em 2016 como uma iniciativa da Pro-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). O projeto contou com o suporte técnico da Biblioteca do IFAM - Campus Manaus Zona Leste, Manaus Centro e Presidente Figueiredo.

Biblioteca Indígena da Comunidade Moyray, situada na região do município de Autazes no Amazonas. Foto: Divulgação/IFAM

O reconhecimento no Prêmio Pontos de Leitura 2023 não apenas celebra a excelência da Biblioteca Indígena da Comunidade Moyray, mas também destaca o compromisso do IFAM em democratizar o acesso ao ensino público de qualidade na Amazônia. A premiação, no valor de R$ 30 mil para cada biblioteca selecionada, representa um investimento crucial para a continuidade e aprimoramento dessas iniciativas.

A importância dessa ação vai além do reconhecimento. Ela significa a democratização do ensino, proporcionando oportunidades valiosas para os povos originários terem acesso a uma educação referenciada em todo o país. Ao unir os conhecimentos provenientes da biblioteca à riqueza dos saberes tradicionais, o IFAM proporciona educação enraizada na diversidade e fomenta o desenvolvimento socioeconômico e sustentável na Amazônia. 

O acesso ao conhecimento científico e cultural - afirma o IFAM - "se torna uma ferramenta poderosa para o empoderamento das comunidades locais, incentivando a preservação da identidade e o crescimento equitativo".

"A Biblioteca Indígena da Comunidade Moyray é um exemplo tangível dos resultados positivos que podem ser alcançados quando a educação se torna uma prioridade e é adaptada para atender às necessidades específicas das comunidades. Os laços estreitados entre o IFAM e as comunidades indígenas são alicerces fundamentais para um futuro mais inclusivo e sustentável na região amazônica", informa o Instituto.

Para mais informações sobre o Prêmio Pontos de Leitura 2023 e conferir os demais projetos premiados, visite o site oficial do Ministério da Cultura.

Veja mais notícias sobre EducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/