Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Banco digital brasileiro distribui livros e forma mediadores de leitura na Amazônia

livro-amazonia-das-criancas

O C6 Bank, banco digital brasileiro, firmou uma parceria com a Associação Vaga Lume, presente em 22 municípios da Amazônia Legal e responsável pela implantação e fomento de 95 bibliotecas comunitárias, para incentivar a leitura em comunidades de seis Estados da região. Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas, que também receberão cursos de formação de mediação de leitura.

A parceria marca o lançamento do livro 'Amazônia das Crianças', primeira publicação infantil de Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, com mais de 60 livros publicados ao longo de 50 anos de carreira. 

O livro tem como protagonistas 15 crianças de seis Estados da região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima) que contam em primeira pessoa suas aventuras cotidianas.

"O incentivo à leitura é uma poderosa ferramenta de transformação. Não foi à toa que escolhemos a região amazônica para realizar essa ação, que envolve a distribuição de livros e formação de pessoas que façam essas obras impactarem as crianças. Queremos que elas conheçam a diversidade da floresta e a importância de preservá-la", diz Alexandra Pain, chefe de ESG do C6 Bank.

Imagem do livro 'Amazônia das crianças', de Araquém Alcântara

Por meio da Associação Vaga Lume, escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo de 120 outros títulos complementares. A Vaga Lume também vai realizar encontros de formação de mediação de leitura nas comunidades que participaram do livro 'Amazônia das Crianças'. 

A obra de Araquém Alcântara acompanha uma edição do livro do professor, com informações e sugestões de atividades - material que será usado na formação dos mediadores de leitura.

Imagem do livro “Amazônia das crianças”, de Araquém Alcântara

"A ideia é plantar a semente da mediação de leitura e aprimorar o hábito leitor das crianças dessas comunidades. Para que isso aconteça, a Vaga Lume desenvolveu a articulação com as lideranças locais, os educadores e a curadoria do acervo que irá compor a biblioteca local. Estamos nessa parceria porque temos um sólido trabalho, de mais de 20 anos, no campo da educação, com conhecimento e expertise em mobilização comunitária e na curadoria de acervo infantil considerando a importância da bibliodiversidade", 

diz Lia Jamra Tsukumo, diretora da Vaga Lume, organização que está presente em todo o território da Amazônia Legal.

O livro está disponível para download gratuito em pdf, ePub para Kindle e Google Play Livros e nas versões em português e inglês. 

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/