Amapá tem o menor índice de analfabetismo do Norte e Nordeste, aponta estudo

A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais aumentou no Amapá. Apesar disso, o Estado apresenta os melhores índices na comparação com os demais no Norte e Nordeste do País, de acordo com estatísticas do Anuário da Educação Brasileira 2017.

O estudo foi divulgado este mês pelo movimento ‘Todos Pela Educação’ e analisou dados de 2015 do Ministério da Educação e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foto: Lorena Kubota/G1 Amapá
O Amapá apresenta 5,9% da população de 15 anos ou mais ainda sem saber ler, dado maior que o registrado em 2014, onde 4,2% dos amapaenses estavam nessa situação. A média nacional é de 8%.

Entre os Estados do Norte e Nordeste, a pior situação é a de Alagoas, com 20% da população nessa faixa sem alfabetização, seguida por Maranhão (18,8%) e Piauí (18,2%).

Quando divididos por raças, os dados do Amapá reduzem ainda mais, sendo a população negra a mais prejudicada, com 18,2% dos cidadãos acima de 15 anos sem sabem ler.

Fora da escola

Em outro estudo do Todos Pela Educação, divulgado em abril, e que também usou dados da Pnad 2015, o Amapá aparece com 21.016 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos fora da escola.

A quantidade, de acordo com os dados, aponta que 9,6% dos amapaenses nessa faixa etária não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino. A cobertura de 90,4% está bem abaixo da meta prevista para o ano, que era de 96%. As informações são do G1 Amapá. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade