Senado aprova criação de novas taxas para a Zona Franca de Manaus

O Senado Federal aprovou no início da noite desta terça-feira (25) a uma medida provisória que cria duas taxas na Zona Franca de Manaus, que serão pagas pelas empresas que atuam na região. Segundo reportagem publicada no site G1 Amazonas, o objetivo da MP é custear as atividades da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Foto:Reprodução/Agência Senado

A Taxa de Controle de Incentivos Fiscais (TCIF) e a Taxa de Serviço (TS) irão substituir a Taxa de Serviços Administrativos, considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal em maio do ano passado. A Corte entendeu que a cobrança era ilegal por considerar que ela não era específica e não dizia concretamente qual serviço era alvo da taxa, o que levou a vários questionamentos judiciais.

A MP

Diante da decisão judicial, para regularizar a situação, o Palácio do Planalto encaminhou a medida provisória ao Congresso separando a taxa em duas outras.

Na justificativa para apresentar a MP, o governo explicou que já houve várias decisões suspendendo a cobrança das taxas, o que levou a uma “significativa redução da arrecadação da Suframa”.

Entre outras competências, a Suframa controla, regula e disciplina a importação e o ingresso de mercados, com incentivos fiscais, na Zona Franca.

Como o texto já foi aprovado pela Câmara, a proposta segue agora para a sanção presidencial.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade