Produção familiar receberá investimento de R$ 15 milhões no Acre

O ano de 2017 promete ser de muito desenvolvimento no setor da produção familiar no Alto Acre. Na noite de sexta-feira (3) a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) finalizaram o planejamento e a apresentação de investimentos que serão feitos nos municípios visando o crescimento da produção familiar e a melhoria da qualidade de vida de milhares de produtores rurais.

Em todo o Alto Acre, o investimento em ações de fomento à produção e assistência técnica e extensão rural ultrapassam os 15 milhões de reais e vão beneficiar 2, 2 mil famílias nos quatro municípios que compõem a regional.

Foto: Divulgação/Seaprof
Um dos maiores investimentos para Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri é na cadeia produtiva da borracha, com ações de capacitação, aquisição de equipamentos, distribuição de sementes, mecanização de áreas para plantios e construção de pontos de apoio e recolhimento da produção.

O planejamento foi apresentado às equipes que coordenam os escritórios do interior e aos técnicos, responsáveis diretos em levar as ações até os produtores rurais.

“Estamos muito entusiasmados com essa quantidade de investimentos e temos a certeza que 2017 será um ano muito bom para a produção familiar no nosso município”, avalia Adelson Gonçalves, gerente do escritório da Seaprof em Epitaciolândia.

Fomento e assistência técnica caminhando juntos

Com um volume considerável de recursos, o desafio da Seaprof e Emater é fazer com que as ações de cada programa cheguem até quem interessa, que são os produtores rurais.

Para isso, as duas instituições trabalham juntas, integrando fomento, assistência técnica e extensão rural. “Esse planejamento é essencial para executarmos as ações com eficiência. Estamos agora discutindo cada ação que será feita para casarmos com a assistência técnica”, explica Socorro Ribeiro, presidente da Emater.

Ela fala também sobre as parcerias que serão executadas ao longo do ano, visando a capacitação dos técnicos. “Temos duas parcerias importantes, com o Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural] e com a Embrapa, para a capacitação dos nossos profissionais e produtores. Conhecimento é essencial, junto com os investimentos, para o desenvolvimento do setor produtivo”, explica Ribeiro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade