Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Polo Industrial de Manaus recebe nova fábrica da BMW

Polo Industrial de Manaus recebe nova fábrica da BMW
Cinco meses depois do anúncio, em maio deste ano, o BMW Group inaugura na quinta-feira (20) a tão esperada fábrica da BMW Motorrad, divisão de motocicletas do grupo, no Polo Industrial de Manaus. A nova fábrica marca a substituição da linha de montagem de motocicletas da marca operada por meio de uma parceria com a Dafra Motos, cuja produção se iniciou em 2009. Marca ainda o novo posicionamento da montadora em um novo segmento com a produção da G 310 R, uma moto urbana de média cilindrada. 
Foto: Divulgação
A nova BMW G 310 R será a primeira motocicleta roadster da BMW Motorrad com menos de 500 cilindradas. A previsão é de que mais de 10.000 unidades saiam da linha de produção brasileira em 2017. Com a nova unidade produtiva, abriu-se oportunidade para ampliar a geração de empregos no PIM, chegando a um total de 170, incluindo aqueles que já atuavam na parceria com a Dafra. A inauguração estava prevista para o segundo semes-tre do ano, mas foi definida para a segunda metade de agosto por conta de licenças ambientais. O investimento previsto pela BMW é de US$ 25,8 milhões, segundo dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O Brasil representa um mercado de motocicletas estratégico para o BMW Group. Com a inauguração da fábrica e a chegada do novo modelo G 310 R, previstas para o final de 2016, a marca estará estrategicamente posicionada em um segmento promissor - de motocicletas abaixo de 500 cilindradas -, expandindo seu compromisso com o país. “Com nossa estratégia de crescimento global, reforçamos nossa presença em mercados emergentes como o Brasil. Nesse contexto, a G 310 R desempenhará um papel fundamental na atração de novos públicos para a BMW Motorrad", comenta o presidente da BMW Motorrad globalmente, Stephan Schaller.

“Hoje é um marco importante para a BMW Motorrad no Brasil, que consolida a grande expansão nacional que tivemos desde o início da montagem no país, em 2009. A nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus reforça a relevância do Brasil nas estratégias do BMW Group em médio e longo prazos. Temos expectativas positivas em relação ao mercado brasileiro no futuro”, afirma o diretor da BMW Motorrad Brasil, Federico Alvarez.

Estratégia de crescimento

Líder de mercado no segmento premium acima de 500 cilindradas em 27 países, a BMW Motorrad planeja manter seu crescimento de forma sustentável e rentável. O objetivo da marca é comercializar 200.000 unidades por ano até 2020. O BMW Group continua aumentando sua participação nos mercados existentes e tem se aproximado de novos mercados na Ásia e América do Sul. Adicionalmente, a empresa cada vez mais possui um foco especial em mobilidade urbana. O objetivo da marca é comercializar 200.000 unidades por ano até 2020 e consolidar presença no segmento de média cilindrada.

Berlim atuará como referência

As motos montadas pela BMW Motorrad no Brasil desde 2009 sempre seguiram os rígidos padrões de qualidade da marca globalmente. A expertise da fábrica da BMW Motorrad em Berlim seguirá como referência para a instalação da nova unidade de fabricação de motocicletas em Manaus. "No BMW Group, nós damos ênfase às unidades de produção internacionais, de modo a fortalecer a nossa posição no mercado. Com o início da nova unidade em Manaus, a fábrica de Berlim está ansiosa para continuar apoiando a rede de produção internacional e os colegas brasileiros”, afirma Stephan Schaller.

Líder no segmento premium

A BMW Motorrad Brasil lidera no país o mercado entre as fabricantes de motocicletas acima de 500 cilindradas, após encerramento do segundo quadrimestre. A marca alemã alcançou uma participação de mercado de 18,77% no acumulado dois oito primeiros meses do ano. Além disso, a marca foi escolhida como a mais admirada pela rede de concessionários na premiação da Fenabrave.

De janeiro a agosto de 2016, a marca bávara entregou 4.620 motocicletas ao mercado brasileiro sendo 576 unidades apenas no último mês de agosto. Os modelos big trail BMW R 1200 GS, BMW R 1200 GS Adventure, BMW F 800 GS e BMW F 800 GS Adventure lideram os emplacamentos da marca seguidos da esportiva BMW S 1000 RR e a crossover BMW S 1000 XR.

“A BMW Motorrad se consolida no Brasil e reforça ainda mais a confiança do BMW Group no potencial de crescimento do mercado brasileiro. Os clientes brasileiros são exigentes e nos orgulhamos em oferecer um produto com qualidade e extremamente tecnológico, sendo a primeira escolha do consumidor no segmento premium. Alcançar a liderança de mercado em nosso segmento de atuação nos faz viver um momento especial antes de inaugurar nossa fábrica no país”, afirma o diretor da BMW Motorrad Brasil.

Mais opções em big trail premium

Desde o dia 5 de setembro, os clientes BMW Motorrad e entusiastas da marca passaram a contar com uma nova opção para aqueles que buscam adentrar no segmento de motocicletas big trail premium. Trata-se da inédita BMW F 700 GS, um produto que vinha gerando grande expectativa entre os consumidores brasileiros e fez sua estreia no portfólio da BMW Motorrad no país por meio de uma ampla campanha de pré-venda.

A nova GS da Série F estará disponível nas concessionárias em novembro, com preço especial de R$ 39.950,00. Ela também faz parte da gama de modelos a ser produzida na nova fábrica da BMW Motorrad em Manaus, que agregará outras nove motocicletas: F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R, R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR e S 1000 XR, além da inédita BMW G 310 R.

“Os inúmeros atributos da BMW F 700 GS já são conhecidos internacionalmente: uma condução prazerosa, proporcionada por uma moto de fácil maneabilidade e segura em qualquer tipo de terreno, e que dispõe de potência apropriada tanto para o uso diário quanto para longas viagens. Por despertar o entusiasmo entre os amantes do motociclismo e da marca BMW Motorrad há bastante tempo lá fora, resolvemos trazer esta moto para o Brasil com o objetivo de reforçar nossa presença no segmento premium de duas rodas no país”, explica Federico Álvarez.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/