Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Nova edição da Feira da FAS ganha participação de empreendedoras indígenas, em Manaus

Nova edição da Feira da FAS ganha participação de empreendedoras indígenas, em Manaus

O trabalho artesanal indígena ganhará visibilidade na 14ª Feira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com a participação de 30 empreendedoras indígenas das regiões do Alto Rio Negro, Alto e Médio Solimões, Baixo Amazonas, Purus, Juruá, Médio Madeira, Manaus e entorno. O evento ocorre dia 11 de agosto, das 8h às 19h, na sede da organização, bairro Parque 10. A entrada é gratuita.


A Feira da FAS busca construir uma “ponte” entre o pequeno empreendedor e o público, bem como estimular o consumo consciente. Nesta edição, em especial, o evento também pretende mostrar para os visitantes o potencial artístico dos povos indígenas, além de fortalecer sua identidade cultural e cidadania através do empreendedorismo.



Foto: Divulgação


“Iniciativas como essa incentivam a geração de renda entre os povos indígenas. É um espaço de valorização conquistado por eles para apresentar sua cultura”, destaca o coordenador da feira, Cleber Santos.


Ao circular pelo evento, os participantes encontrarão desde produtos do cotidiano indígena até aqueles usados como forma de decoração. As opções incluem utensílios de cerâmica e madeira, colares, brincos, pulseiras, quadros, bolsas, cestos, entre outros. Peças que retratam costumes, tradições e demais referências culturais do Estado, produzidas com matérias-primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural de cada etnia.


“Diversas etnias, lado a lado, para mostrar e vender o que produzem em suas aldeias, dando visibilidade à arte e à cultura indígena”, enfatiza Santos.




A participação de mulheres indígenas na Feira da FAS é parte da programação do I Encontro de Empreendedoras Indígenas, que será realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas – MAKIRA-ËTA, no período de 7 a 11 de agosto.


Nos dias anteriores à feira, as participantes se reunirão na fundação para compartilhar saberes e fazeres a partir da visão do empreender indígena, com a discussão de temas como gestão, produção e comercialização sustentável, fortalecimento institucional, mobilização política, direitos indígenas e desafios.

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/