Feira itinerante beneficia produtores rurais do Amapá

Disponibilizar alimentos de qualidade e artesanato a preços acessíveis à população de Macapá é o objetivo da Feira Solidária Itinerante, conhecida como Feira Sol. Trata-se de um projeto do Governo do Amapá em parceria com a Associação de Produtores Rurais da Vila Valdemar (Aprova), que reúne 12 empreendedores do distrito do Coração, município de Macapá.

A Feira Sol tem como objetivo comercializar produtos hortifrutigranjeiros, isto é, de origem vegetal e animal oriundos de pequenas propriedades rurais do Estado à população da periferia de Macapá, onde os moradores têm dificuldade para adquirir alimentos a preços acessíveis.  A iniciativa surgiu a partir da iniciativa de um grupo de agricultores que buscava novos mercados e encontraram apoio do GEA concretizar a ideia. 

A primeira Feira Sol aconteceu em dezembro de 2016 no Conjunto Habitacional Macapaba, zona norte de Macapá. Desde então, estabeleceu-se que o empreendimento funcionaria nos dois primeiros domingos de cada mês de forma intinerante. O coordenador de Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), Vandeci Oliveira, explica que o projeto já atendeu os bairros do Brasil Novo, Infraero, Zerão, Congós e Laguinho, que serão visitados novamente até o fim de 2017. 

Foto: Arquivo/GEA
Os consumidores têm acesso a frutos e legumes como cupuaçu, acerola, mamão, abóbora, abacaxi, abil (fruto nativo da Amazônia), entre outros e subprodutos da mandioca – farinha, tucupi e tapioca. Também é possível encontrar galinha caipira diferentes espécies de pescado devido ao Programa Peixe Popular, que integra a iniciativa. O empreendimento, ainda, oportuniza a comercialização de artesanato.
O gestor da SDR, Hélio Dantas, ressalta que o projeto beneficia tanto a população de bairros da periferia quanto agricultores familiares.  “Os produtos são disponibilizados diretamente aos consumidores, sem a intermediação de atravessadores, garantido a comercialização de alimentos saudáveis e artesanatos a um preço justo à população”, ressalta o secretário. Atravessadores são pessoas que compram os produtos diretamente dos agricultores com o intuito de revendê-los na capital. 

O presidente da Aprova, Erinaldo Siqueira, explica que a Feira Sol oferece uma nova possibilidade aos empreendedores. “Ganhamos uma nova opção além do mercado tradicional, temos novos consumidores”, reforça. 

Em 2017, já ocorreram 21 edições da Feira Sol, a próxima acontecerá neste domingo, 3, no Conjunto Macapaba, zona norte de Macapá. O governo avalia a possibilidade realizar o empreendimento no município de Santana.


Solidariedade

Em cada edição da Feira Sol, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), destina uma cesta de alimentos para uma entidade beneficente do Estado. 

Cronograma

As edições da Feira Sol ocorrem duas vezes por mês, aos domingos. Nos dias 3 e 10 de setembro a ação acontecerá, respectivamente, no Conjunto Macapaba e no bairro do Laguinho (ambos serão atendidos novamente nos dias 5 e 12 de novembro).

Em outubro a ação atende a zona sul da capital e acontece no dia 1º no bairro Zerão e no dia 15 no bairro Congós. 

Organização

A Feira Sol é uma iniciativa do Governo do Amapá por meio da SDR, da Sims, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e Agência de Pesca do Estado do Amapá (Pescap) e oferece aos empreendedores organização do evento, registro da comercialização, articulação dos espaços públicos, segurança pública e capacitação dos empreendedores.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade