Estatal venezuelana ameaça cortar fornecimento de energia a Roraima

Roraima é o único estado do Brasil que ainda não é interligado ao sistema elétrico nacional, e quem fornece energia é a estatal venezuelana Corpoelec, que ameaça o governo brasileiro de corte no fornecimento de energia caso a dívida de R$ 30 milhões de dólares não seja paga.

Foto:Reprodução/Rede Amazônica
Segundo o G1 Roraima e o jornal Valor Econômico, a Corpoelec, deu um prazo de 90 dias para receber a dívida. Um ofício com a cobrança teria sido enviado a União em junho deste ano.

Roraima recebe energia da Venezuela por meio do Linhão de Guri, a pelo menos 17 anos, e o sistema não é dos melhores. Só em 2018 foram 36 blecautes.

A Eletronorte informou que está negociando uma solução, inclusive com a ajuda do Itamaraty. Segundo eles, o que impediu o pagamento não foi falta de dinheiro, mas a maneira como esse pagamento tem de ser feito.

As dificuldades, segundo o Valor Econômico, estariam relacionadas ” às sanções econômicas aplicadas contra Caracas pelo governo de Donald Trump”.

O banco em que a estatal venezuelana tem conta teria se recusado a receber a ordem de pagamento do Brasil, supostamente por receio de sofrer punição do Federal Reserve, que é o Banco Central dos Estados Unidos.

A solução para resolver a instabilidade energética de Roraima seria a construção do linha de transmissão Manaus – Boa Vista no chamado linhão de Tucuruí. As obras, porém, precisam do aval de índios Waimiri-Atroari, e o caso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade