Conheça estratégias que garantem bons negócios em Manaus

MANAUS – Liquidação! Promoção! Saldão! Muito comuns nas vitrines das lojas, em especial nesta época do ano, essas três palavras são capazes de seduzir até mesmo o mais mão fechada dos consumidores. O que muitos não sabem é que, apesar de aparentemente as ações terem o mesmo objetivo, ou seja, alavancar as vendas, na prática elas guardam algumas diferenças entre si – embora nem sempre as lojas observam essa distinção.Principalmente no período pós-Natal são comuns as liquidações, nas quais se incluem produtos novos e no Estado. Foto: Walter Mendes
Ao pé da letra, como o próprio  nome sugere, as promoções são o ato de promover um produto, serviço ou até mesmo o próprio estabelecimento comercial. A estratégia é mais utilizada em momentos em que se pretende incrementar as vendas de determinado produto ou cumprir uma estratégia de marketing. Por isso mesmo, muitas vezes na promoção o preço das mercadorias fica em segundo plano, sendo o principal benefício ao cliente ofertas como: compre 3 pague 2, compre um produto e leve grátis outro, compre um produto X ou um valor de compra estipulado e concorra a prêmios.
Já a liquidação acontece quando as lojas têm estoque acumulado e precisa “liquidá-lo” para dar lugar a outros itens ou a uma versão atualizada do mesmo produto. Lojas de roupas costumam fazer liquidação, por exemplo, quando há uma nova coleção para chegar, na troca de estação. Os saldões se assemelham às liquidações, contudo, o objetivo principal é liquidar produtos que sobraram nas lojas, como itens de mostruário e ponta de estoque.
A coordenadora do Procon Amazonas (Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor), Rosely Fernandes, orienta que os consumidores devem estar atentos à essas diferenças na hora das compras para evitar possíveis dores de cabeça com os produtos comprados.
Segundo ela, o consumidor precisa estar ciente de que nas liquidações são vendidos produtos que podem não estar em perfeitas condições. “Na liquidação, o lojista está liquidando o estoque. Por isso, os clientes devem estar cientes de que podem estar levando um produto no estado. Ou seja, uma camisa em liquidação, por exemplo, pode estar um pouco manchada ou apresentar alguma avaria. Pode ser que o produto esteja bom, mas também pode ser que não esteja. Por isso é importante sempre fazer uma verificação antes de pagar. Já a promoção é quando o estabelecimento promove um único produto e não o estoque todo”, alerta.
Procon garante trocas
Além disso, Rosely Fernandes também desmente uma das informações mais repetidas pelos vendedores, principalmente do setor do vestuário: a de que produtos em promoção não poderão ser trocados. Segundo a coordenadora do Procon Amazonas, caso a peça comprada seja de um tamanho diferente do que o usuário costuma usar, o órgão garante a troca mediante a apresentação do cupom fiscal.
“Se ficar pequeno ou grande a troca poderá ser efetuada. Todas as informações do produto têm de constar na nota fiscal porque se a peça for de tamanho inferior ou superior e a loja se recusar a trocar, com este comprovante o órgão de defesa do consumidor poderá agir. São pequenos detalhes que fazem grandes diferenças”, alerta.
Pesquisa é a melhor opção 
Em uma época na qual todos querem vender e poucos podem comprar, Rosely Fernandes afirma que a boa e velha pesquisa de preços entre as lojas continua sendo a principal arma do consumidor para evitar cair nas falsas promoções – também bastante comuns em momentos de crise.
“É interessante que o consumidor verifique, faça pesquisa de preços antes de comprar, já que neste período são várias as lojas que realizam promoções. Cada consumidor deve avaliar qual a promoção que lhe cabe melhor no bolso”, finaliza.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Estudo mostra que óleos de açaí e murumuru são potencialmente eficazes na preservação de madeiras amazônicas

Após nove meses, amostras de madeiras submetidas à pesquisa de campo no Acre revelam ação preservante de óleos como os de açaí, murmuru e patoá,
Publicidade

Leia também

Publicidade