Um plano de ação vai identificar a vocação empreendedora de catraieiros, motataxistas e pequenos empreendedores de Oiapoque, no extremo Norte do Estado. O objetivo é criar alternativas de emprego e renda para estes segmentos, principalmente aos catra
Redação | Atualizado
Um plano de ação vai identificar a vocação empreendedora de catraieiros, motataxistas e pequenos empreendedores de Oiapoque, no extremo Norte do Estado. O objetivo é criar alternativas de emprego e renda para estes segmentos, principalmente aos catraieiros. O assunto foi definido em reunião nesta semana com gestores da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Sete e as Cooperativas de Transporte Fluvial e Terrestre (Confcoi) e de Mototaxistas do município. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Neste primeiro momento, os catraieiros serão os primeiros atendidos. Eles participarão de uma capacitação, com data ainda não definida. O objetivo é discutir e descobrir a aptidão para determinado tipo de negócio ao qual pretendem trabalhar, orientar quanto as dificuldades enfrentadas, planejamento, produtos, público alvo, preços, meios de venda, entre outros.
Foto: Divulgação/Secom
A Agência de Fomento do Amapá (Afap) é quem coordena toda a mobilização. A instituição, com base na aptidão vocacional realizada pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, fará a análise documental dos 161 catraieiros para direcioná-los ao acesso a financiamentos, por meio de suas linhas de crédito.
De acordo com a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Luciana Araújo, a medida segue orientação do governador Waldez Góes. “A abertura oficial da Ponte Binacional trouxe uma série de incertezas quanto ao futuro da categoria com relação à continuidade da atividade de travessia de passageiros e turistas de Oiapoque até Saint-Georges, do lado francês. O governo decidiu auxiliá-los para que possam ter uma nova vocação empreendedora e montar um negócio bem sucedido”, afirmou.
saiba mais
Equinócio de Primavera poderá ser observado no Amapá
Amapá terá sistema para controle de produtos florestais
Turista francês afirma que continuará usando catraias para visitar o Amapá
Comentários: