Aneel nega pedidos de impugnação de leilão de energia para Roraima

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), negou, nessa quinta-feira (30), em reunião extraordinária, dois pedidos de impugnação do leilão para o suprimento de energia elétrica em Roraima. O certame, marcado para hoje (31), é destinado à aquisição de energia elétrica para suprimento da capital Boa Vista e localidades conectadas. O estado é o único do país não integrado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, atualmente, tem o seu fornecimento de energia gerado a partir de usinas termelétricas.

Os pedidos queriam a suspensão ou prorrogação do certame, com o argumento de que o edital do leilão continha vícios, por não incluir informações sobre o valor das tarifas de uso dos sistemas de transmissão (Tust) e de distribuição (Tusd).

No entendimento da Aneel, os valores de uso dos sistemas não são representativos para o cálculo do lance a ser ofertado no leilão. A Aneel disse ainda que no caso do leilão de Roraima, não haveria a cobrança da Tust, já que o estado não está interligado ao SIN.

Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

O suprimento de energia de Boa Vista era realizado por meio do recebimento de energia advinda da Venezuela, com complementação de geração térmica local. A energia do país vizinho provinha de uma linha de transmissão inaugurada em 2001 pelos então presidentes Hugo Chávez e Fernando Henrique Cardoso.

Entretanto, desde 7 de março de 2019, o fornecimento de energia foi completamento interrompido. Com isso, a geração térmica local está sendo integralmente utilizada para o atendimento à carga de Boa Vista.

Leilão

O certame será realizado em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e, de acordo com a Aneel, a iniciativa é “uma medida estruturante para melhorar a qualidade e a eficiência do fornecimento no estado de Roraima.”

O leilão será realizado na sede da CCEE, em São Paulo, a partir das 10h, por meio de sistema eletrônico. No total, 156 empreendimentos se cadastraram para participar do leilão. Os projetos somam um total 6 gigawatts (GW) de capacidade instalada.

Podem participar do leilão empreendimentos de fontes renováveis, como hídrica, solar, eólica, biomassa, biogás, ente outras; fóssil, ou ainda mediante o uso misto de fontes, contendo ou não tecnologia de armazenamento de energia. O início do suprimento está previsto para 28 de junho de 2021.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade