Amapá entra no mercado internacional do agronegócio

Foto: Reprodução/Aprosoja

O Amapá entrou na rota dos mercados internacionais do agronegócio. Na última semana foram embarcadas, no Porto da Companhia das Docas de Santana, as primeiras 25 mil toneladas de soja, 100% produzidas em solo amapaense, com destino à Europa.

De acordo com a Associação dos produtores de soja do Amapá (Aprosoja), o aumento na produção de grãos no Estado e a exportação via Porto de Santana deve gerar 30 mil novos postos de trabalho nos próximos anos. A associação também estima que os produtores de soja devem reduzir em 60% os custos com transporte da mercadoria.

Antes o escoamento dos grãos era feito por balsas até Belém (PA). O processo, segundo a Aprosoja, custava R$ 14,50 por saca de soja. Com o escoamento via Porto de Santana o custo logístico cai para R$ 5,40. Atualmente, no Amapá, a soja e o milho são plantados em cerca de 17 mil hectares de cerrado distribuídos pelos municípios de Macapá, Itaubal, Ferreira Gomes e Tartarugalzinho.

Segundo o Governo do Estado a estimativa pe ampliar a área plantada para mais de 400 mil hectares. A geração deve ocorrer com esse aumento do potencial agrícola. O segmento produtivo de grãos também abre oportunidade para a instalação de indústrias no Estado, atraídas pelos incentivos da Zona Franca Verde de Macapá e Santana.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade