Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Descubra os melhores horários para envios de currículos

Descubra os melhores horários para envios de currículos

Muitos profissionais têm excelentes currículos tecnicamente bem elaborados, porém, se encontram na dúvida de tantos envios e nenhum retorno efetivo. Diante isso, muitas coisas podem acontecer. Desde o perfil não ser 100% o que a empresa busca até os horários que os currículos são enviados. É claro que não há uma regra “oficial” que determine isso. Muitos selecionadores podem abrir seus e-mails até mesmo fora do horário do expediente. No entanto, o assunto que vamos tratar foca em segredos para a busca pela visibilidade maior e rápida. Vamos conhecer isso na prática?

Existe vários perfis de selecionadores, assim como existe em qualquer profissão. Se ele(a) for alguém que abre todos os currículos enviados, mesmo assim essa estratégia pode funcionar, afinal estamos falando de impacto ao campo de visão dele(a) quando sentar em sua cadeira e atualizar os seus e-mails.

E-mails, currículos e contatos são fatores que precisam ter algum tipo de impacto para fazer o(a) selecionador(a) parar por 1 ou 2 segundos, tendo a sua atenção chamada mesmo diante da intensidade do dia-a-dia, para assim ter a efetividade ideal para a abertura de um arquivo ou mensagem. Dessa forma, listamos alguns horários que são interessantes para esses rápidos segundos que prendem a atenção e que podem definir muita coisa:

- Entre 08:30 e 9h: o maior índice de profissionais convocados para entrevistas após currículos enviados por e-mail ocorrem nesse horário. É o período que o(a) profissional de RH chega em seu escritório, organiza o dia e parte para atualizar os e-mails. Enviando entre esses horários, o seu currículo tem uma altíssima tendência de estar entre os primeiros no campo visual.

- Entre 11:15 e 11:45h: é o segundo maior índice de profissionais convocados. Nesse período, o(a) selecionador(a) começa a planejar as atividades da tarde. Assim, você também aumenta a probabilidade de aparecer entre os primeiros no campo visual. Se algum contato for feito, será no início da tarde ou ao final da tarde.

- Entre 15 e 16:15h: é o terceiro horário com o maior índice de profissionais convocados. Nesse período, o(a) profissional de RH começar a fazer convocações para o próximo dia. Assim, também temos uma grande possibilidade de convocações.

O maior desafio de um(a) profissional é despertar o interesse de quem estiver recrutando. Por isso, não somente os horários podem definir se o(a) profissional vai ser chamado(a), mas também o título/assunto do e-mail. Se fizermos uma análise rápida e simples, chegaremos à conclusão de qual dos dois tipos de títulos a seguir são mais atraentes. Considerando um exemplo fictício de um processo seletivo para uma vaga de ASSISTENTE COMERCIAL, vamos à prática?

1 - Assistente Comercial – Fulano de Tal

2 - ASSISTENTE COMERCIAL – 100% apto com os requisitos – Fulano de Tal

Para você, qual das duas opções acima é mais impactante?

Na minha visão pessoa, opção 2 é bem forte, atrai como um ímã. No campo visual de um(a) selecionador(a), isso desperta muita curiosidade. Assim, existe uma grande tendência para que o seu e-mail seja aberto de forma quase instantânea. Como falamos, é por isso que se faz necessário pensarmos até no horário estratégico.

No entanto, temos um risco em relação a isso. Já imaginou os dizeres “ASSISTENTE COMERCIAL – 100% apto com os requisitos – Fulano de Tal” estarem redigidos, mas na prática não estar realmente 100% dentro do perfil? O profissional de RH que abrir o currículo e constatar que a mensagem de impacto não é verdadeira, é desclassificação na certa. E o pior disso é o nome daquele profissional ficará na lembrança como um profissional que mente. Por tanto, se planejarmos fazer exatamente assim, realmente precisamos estar 100% de acordo com o perfil anunciado.

Em muitos casos, profissionais iniciam seus envios de currículos de formas aleatórias, disparando muitos e muitos e-mails ao mesmo tempo. Com isso, acabam perdendo o real foco de estratégias pensadas e movimentações cirúrgicas. Quase sempre, uma estratégia assim rende mais resultados do que centenas de envios, que quase sempre não chegam de forma personalizada nem com impacto. Por isso, é melhor nos dedicarmos a uma, duas ou três buscas profundas e estratégicas do que várias ao mesmo tempo sem nenhum foco real.

Ao mesmo tempo que abordamos esse assunto como um grande segredo que ocorre em muitos processos seletivos, também temos os especialistas que não concordam com a ideia, mas que podem passar pelo mesmo sistema de atração visual. Na realidade, muitos deles já até passaram por isso em algum momento, mas nunca perceberam de fato. É exatamente aí que conseguimos atrair a atenção. Justamente quando não percebem.

***Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazonas, CBN Rondônia e Portal Amazônia.

Veja mais notícias sobre Flavio Guimarães.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/