Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Curso prepara trabalhadores para atuarem na recepção de hispânicos em Manaus

O Senac Amazonas realiza um curso de espanhol, nível básico, direcionado aos trabalhadores que atuam na recepção de hispânicos. As aulas ocorrem em formato online e contam com a participação de profissionais de 12 instituições, do poder público e do setor privado, que prestam atendimento direto ou indireto aos imigrantes na capital. A capacitação é realizada por meio da parceria entre o Senac e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Segundo a professora Beatriz Marques, responsável pelas aulas, a atividade busca capacitar e dar mais segurança ao profissional que atende esse público, principalmente, os venezuelanos.

"É um curso de espanhol voltado para a recepção de hispânicos, principalmente de venezuelanos, que são imigrantes que estão muito presentes aqui no Brasil, por causa de vários problemas em seu país. Aqui eles buscam a compreensão e o acolhimento. É muito complicado quando não conseguimos entender o que eles falam. O curso é voltado para entendermos mais sobre a língua e conseguirmos responder de forma adequada", disse Beatriz.

Foto: Divulgação

Ainda conforme a professora, a abordagem das aulas são direcionadas para profissionais que diariamente lidam com esse público nas suas respectivas atividades.

"Os alunos são preparados para compreender mais da língua espanhola, para que possam ter uma conversa, entender o que eles falam e ajuda-los. Os alunos do nosso curso são pessoas que precisam desse espanhol diariamente para trabalhar, são servidores públicos, pessoas que estão buscando ajudar esse imigrante", complementa.

A prática diária do aprendizado em sala durante o horário de trabalho tem sido um fator enriquecedor para a turma. A professora destaca ainda que as dúvidas surgem com a vivência do dia a dia e são sanadas nos encontros virtuais.

"Todos os dias os alunos trazem perguntas novas e buscam melhorar seu desempenho no trabalho. Sempre conversamos sobre a pronúncia de certa palavra e eles trazem palavras que usam no cotidiano deles para melhorar a pronúncia e isso tem sido muito positivo. O aprendizado beneficia muito a comunicação do profissional com o imigrante. A percepção do espanhol faz você compreender e ajudar o outro e também ser ajudado", finaliza. 

Veja mais notícias sobre NotíciasEducaçãoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/