Crise migratória será discutida em reunião extraordinária da OEA

Foto:Reprodução/Agência Brasil

No próximo dia 5 de setembro, a Organização dos Estados Americanos (OEA) vai realizar uma sessão extraordinária do Conselho Permanente para discutir a “crise migratória” originada pela situação na Venezuela. A convocação foi feita nesta quarta-feira (29).

Pelo comunicado, deverão participar o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, representantes da Organização Internacional de Migração (OIM) e integrantes do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A embaixadora da Costa Rica na OEA, Rita María Hernández Bolaños, foi a encarregada de emitir a convocação,pois ocupa temporariamente a presidência do Conselho Permanente.

Em um fórum realizado ontem (28), em Santo Domingo (República Dominicana), Almagro já havia antecipado que o Conselho Permanente se reuniria na próxima semana para abordar o êxodo venezuelano. “O maior êxodo que existiu na história do hemisfério ocidental”, resumiu o uruguaio.

Segundo a OIM e o Acnur, cerca de 2,3 milhões de venezuelanos vivem atualmente fora do seu país. Mais de 1,6 milhão saíram desde 2015 da Venezuela. Pelo menos 90% se encontram em distintas regiões da América Latina.

A Venezuela perdeu mais de 40% do seu Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos quatro anos e registra uma inflação disparada que pode alcançar 1.000.000% este ano, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade