Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Crise migratória será discutida em reunião extraordinária da OEA

Crise migratória será discutida em reunião extraordinária da OEA
Foto:Reprodução/Agência Brasil
No próximo dia 5 de setembro, a Organização dos Estados Americanos (OEA) vai realizar uma sessão extraordinária do Conselho Permanente para discutir a "crise migratória" originada pela situação na Venezuela. A convocação foi feita nesta quarta-feira (29).

Pelo comunicado, deverão participar o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, representantes da Organização Internacional de Migração (OIM) e integrantes do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A embaixadora da Costa Rica na OEA, Rita María Hernández Bolaños, foi a encarregada de emitir a convocação,pois ocupa temporariamente a presidência do Conselho Permanente.

Em um fórum realizado ontem (28), em Santo Domingo (República Dominicana), Almagro já havia antecipado que o Conselho Permanente se reuniria na próxima semana para abordar o êxodo venezuelano. "O maior êxodo que existiu na história do hemisfério ocidental", resumiu o uruguaio.

Segundo a OIM e o Acnur, cerca de 2,3 milhões de venezuelanos vivem atualmente fora do seu país. Mais de 1,6 milhão saíram desde 2015 da Venezuela. Pelo menos 90% se encontram em distintas regiões da América Latina.

A Venezuela perdeu mais de 40% do seu Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos quatro anos e registra uma inflação disparada que pode alcançar 1.000.000% este ano, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/