Conselho pretende proporcionar aos embaixadores a oportunidade de conhecer a realidade amazônica e as principais ações do governo federal na região
O Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) está preparando uma viagem de chefes de missões diplomáticas à Amazônia Oriental entre os dias 8 e 10 de setembro no estado do Pará. Em comunicado, o CNAL disse que pretende mostrar atividades de alguns ministérios que compõem o conselho, proporcionando aos embaixadores a oportunidade de conhecer a realidade amazônica e as principais ações do governo federal para proteger, preservar e desenvolver a região.
Sob a liderança do vice-presidente Hamilton Mourão, o Conselho da Amazônia se mobilizou para efetivar essa agenda centrada nas cidades de Parauapebas (Carajás), Altamira, Medicilândia e Belém, onde a ocupação humana consolidada e grandes projetos de mineração e infraestrutura convivem com ações de proteção ambiental e de expansão da bioeconomia.
Será uma oportunidade, para mostrar à comunidade nacional e internacional que a Amazônia brasileira continua preservada e que sua complexidade ambiental e humana não permite um entendimento genérico de nossa imensa floresta tropical. É fundamental ter conhecimento amplo e genuíno das peculiaridades da Amazônia para decisões, iniciativas e investimentos que revertam em melhoria de qualidade de vida da região de forma sustentável.
Nesse sentido, a viagem à Amazônia Oriental terá uma programação diversificada, com atividades que permitam aos integrantes da comitiva conhecerem parcerias público-privadas para a conservação florestal, pesquisas no campo da saúde e da biologia, projetos de bioeconomia e da exploração sustentável das riquezas naturais da Amazônia, que geram emprego e renda para a região.
Estão confirmadas a participação dos seguintes chefes de missões diplomáticas: Japão, Espanha, União Europeia, Angola, Paraguai, França, Índia, Uruguai, Reino Unido, Suíça, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Senadora Kátia Abreu e Senador Nelson Trad, representantes do GSI, MME, MMA, MRE MCTI, dentre outros.
Todos os integrantes da comitiva realizaram testes de detecção do coronavírus e serão respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme as orientações das autoridades de saúde.
Programação
8 de setembro
- Partida de Brasília para Parauapebas – Carajás (PA);
- Sobrevoo sobre a Floresta Nacional de Carajás (PA);
- Exposição sobre as operações da Vale e visita às operações de mineração, em Carajás (PA);
- Deslocamento aéreo para Belém (PA);
- Recepção de boas-vindas oferecida pelo Governo do Pará, em Belém (PA).
9 de setembro
- Deslocamento para Altamira (PA);
- Visita à Usina de Belo Monte e sobrevoo sobre a Volta Grande do Xingu;
- Visita à unidade de processamento de cacau – Gencal, Altamira (PA);
- Deslocamento aéreo para Belém (PA).
10 de setembro
- Visita à Fundação Evandro Chagas, Belém (PA);
- Visita ao Museu Emílio Goeldi, Belém (PA);
- Coletiva de Imprensa;
- Retorno a Brasília (DF).