Conselho da Amazônia promove visita de diplomatas ao estado do Pará

Conselho pretende proporcionar aos embaixadores a oportunidade de conhecer a realidade amazônica e as principais ações do governo federal na região

O Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) está preparando uma viagem de chefes de missões diplomáticas à Amazônia Oriental entre os dias 8 e 10 de setembro no estado do Pará. Em comunicado, o CNAL disse que pretende mostrar atividades de alguns ministérios que compõem o conselho, proporcionando aos embaixadores a oportunidade de conhecer a realidade amazônica e as principais ações do governo federal para proteger, preservar e desenvolver a região.

Sob a liderança do vice-presidente Hamilton Mourão, o Conselho da Amazônia se mobilizou para efetivar essa agenda centrada nas cidades de Parauapebas (Carajás), Altamira, Medicilândia e Belém, onde a ocupação humana consolidada e grandes projetos de mineração e infraestrutura convivem com ações de proteção ambiental e de expansão da bioeconomia. 

Será uma oportunidade, para mostrar à comunidade nacional e internacional que a Amazônia brasileira continua preservada e que sua complexidade ambiental e humana não permite um entendimento genérico de nossa imensa floresta tropical. É fundamental ter conhecimento amplo e genuíno das peculiaridades da Amazônia para decisões, iniciativas e investimentos que revertam em melhoria de qualidade de vida da região de forma sustentável. 

Nesse sentido, a viagem à Amazônia Oriental terá uma programação diversificada, com atividades que permitam aos integrantes da comitiva conhecerem parcerias público-privadas para a conservação florestal, pesquisas no campo da saúde e da biologia, projetos de bioeconomia e da exploração sustentável das riquezas naturais da Amazônia, que geram emprego e renda para a região. 

Estão confirmadas a participação dos seguintes chefes de missões diplomáticas: Japão, Espanha, União Europeia, Angola, Paraguai, França, Índia, Uruguai, Reino Unido, Suíça, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Senadora Kátia Abreu e Senador Nelson Trad, representantes do GSI, MME, MMA, MRE MCTI, dentre outros. 

Todos os integrantes da comitiva realizaram testes de detecção do coronavírus e serão respeitados os protocolos de prevenção à Covid-19, conforme as orientações das autoridades de saúde.

Programação

8 de setembro

  • Partida de Brasília para Parauapebas – Carajás (PA);
  • Sobrevoo sobre a Floresta Nacional de Carajás (PA);
  • Exposição sobre as operações da Vale e visita às operações de mineração, em Carajás (PA);
  • Deslocamento aéreo para Belém (PA);
  • Recepção de boas-vindas oferecida pelo Governo do Pará, em Belém (PA). 


9 de setembro

  • Deslocamento para Altamira (PA);
  • Visita à Usina de Belo Monte e sobrevoo sobre a Volta Grande do Xingu;
  • Visita à unidade de processamento de cacau – Gencal, Altamira (PA);
  • Deslocamento aéreo para Belém (PA). 


10 de setembro

  • Visita à Fundação Evandro Chagas, Belém (PA);
  • Visita ao Museu Emílio Goeldi, Belém (PA);
  • Coletiva de Imprensa;
  • Retorno a Brasília (DF).
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade