Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Conheça o projeto Omunga que implanta bibliotecas na Amazônia

O projeto Omunga na Amazônia foi iniciado em 2016, este é o 3º projeto social do Instituto Omunga. Até agora, eles já construíram 3 bibliotecas em regiões isoladas e vulneráveis do Brasil e da África, beneficiaram mais de 6 mil alunos e capacitaram 550 professores. Para falar sobre o projeto Omunga, em Atalaia do Norte, Amazonas, Ediléia Martins conversou com o fundador da ONG e empreendedor social, Roberto Pascoal.
Foto: Divulgação

"O projeto Omunga na Amazônia tem como objetivo levar mais educação pra regiões distantes e isoladas da Amazônia, aonde poucas ou nenhuma organização social atua. Isso não quer dizer que nessas regiões não tem educação, mas nós acreditamos que podemos somar, com o esforço dos professores e do poder público local, por meio da construção de bibliotecas e formações continuadas de professores", conta.

Ainda segundo o empreendedor, o professor é o principal agente de transformação social.

"Então, não adianta você ir lá construir uma biblioteca, fazer doação de livros e simplesmente transfomar a iniciativa numa ação assistencialista. O que nós desejamos é que a biblioteca e os livros sejam uma ferramenta e que esses professores dessas regiões se sintam assistidos, se sintam instrumentalizados e motivados para cada vez mais estarem conectados com sua potência. E com muito respeito ao conhecimento local, ao que esses educadores já desenvolvem", esclarece o presidente do Instituto. 


No final de fevereiro, o Instituto realizou uma sessão de escuta com os professores da rede pública daquela região pra potencializar um programa pedagógico que vai durar 2 anos. O projeto Omunga na Amazônia deve atender 6 mil e 500 crianças e 550 professores. Segundo Roberto Pascoal, o Instituto ainda pretende iniciar uma operação no Pantanal e em outras cidades no Amazonas. 

Veja mais notícias sobre NotíciasEducação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/