Governo de Rondônia autoriza concurso público para Polícias Civil, Militar e Bombeiros; são mais de 400 vagas

O certame está com data prevista para acontecer no segundo semestre de 2021.

Após deliberações da Mesa Estadual de Negociação Permanente (MENP), o Governo de Rondônia autorizou o início dos procedimentos administrativos para a realização do concurso público para as forças que integram a Segurança Pública do Estado: Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar e Policia Civil de Rondônia. O certame está com data prevista para acontecer no segundo semestre de 2021. O anúncio foi feito pelo próprio governador do Estado, coronel Marcos Rocha, na noite de quinta-feira (10), durante transmissão ao vivo pela rede social.

No total, serão 8 vagas para Corpo de Bombeiros Militar, 20 vagas para Polícia Militar e 379 vagas para Polícia Civil de Rondônia. (Foto:Esio Mendes/Gov.RO)

Ao anunciar a autorização para o concurso público, o governador destacou os investimentos que vêm sendo aplicados na Segurança Pública e lembrou das ações que superaram as dificuldades desde ano de 2020, devido à pandemia do coronavírus.

Conforme anunciado pelo governador, para o Corpo de Bombeiros, serão ofertadas cinco vagas para oficiais combatentes, que trabalha no combate ao fogo; três oficiais do quadro complementar, que é para áreas de engenharia e arquitetura, uma vez que a corporação atua na fiscalização de obras e pareceres.

Para a Polícia Militar, serão abertas 20 vagas para os cargos de oficiais combatentes. Os aprovados nesta área do concurso farão o Curso de Formação de Oficiais no estado de Goiás.

Já a Polícia Civil, o Governo de Rondônia abrirá, no total, 379 vagas divididas da seguinte forma: serão 10 vagas para delegados; 10 para médicos legistas; 175 para agentes de polícia; 120 para escrivão; 50 para papiloscopistas e 14 para técnico em necropsia.

Medida Necessária

Em live ao vivo pela sua rede social, o governador Marcos Rocha demonstrou-se satisfeito pela decisão e deseja que pessoas capacitadas possam preencher os cargos oferecidos.

O governador também deixou claro que o concurso na área de Segurança Pública não aumentará a folha de pagamento, uma vez que muitos profissionais foram aposentados, passaram em outro concurso ou até mesmo saíram da carreira, deixando o quadro de efetivo com uma significativa necessidade.

“Vamos avançando, em busca do desenvolvimento, fazendo com que o Estado se fortaleça e se torne mais próspero da melhor forma possível, trazendo atendimentos de qualidade à população rondoniense da forma que ela merece”, pontua o governador, dando destaque às medidas promovidas com sabedoria, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19.

Durante o encontro da Mesa Estadual de Negociação Permanente, também foi decidida pela regularização da Polícia-Técnico Científico (Politec), a qual irá gerar uma economia aos cofres públicos estadual. A MENP é composta por secretários e demais autoridades que se reúnem para deliberar assuntos que impliquem diretamente no funcionamento adequado do Estado, entre eles, dessa vez, o concurso público.

Com um prazo suficiente para os concurseiros se dedicarem aos estudos, todas informações referente à questão legal como a idade, tipo de formação ao ingresso, informações referente ao quadro oficiais de combatentes e complementares do Corpo de Bombeiros, irão constar nos editais do concurso público.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade