Comunidades do baixo Rio Negro recebem Semanal Nacional de Ciência e Tecnologia

A 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá de 21 a 27 de outubro, terá uma programação especial para os ribeirinhos do baixo Rio Negro, em Manaus. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) desenvolverá atividades de popularização da ciência, educação ambiental e de capacitação em comunidades do Rio Negro e do Rio Cuieiras, área onde o Instituto possui uma base de pesquisa e turismo científico.

 

“Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável” é o tema da SNCT, que é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. No Inpa, pesquisadores, técnicos, estudantes de pós-graduação, colaboradores e parceiros embarcam nessa jornada divertida e de significativo aprendizado que vem marcando a vida dos estudantes. Muitos deles, antes da SNCT, sequer usaram microscópio, adentraram em um laboratório de pesquisa ou conheciam detalhes da riqueza da biodiversidade e dos recursos e serviços ambientais da Amazônia. 

Foto: Werica Lima/Divulgação 

A Abertura da SNCT do Inpa acontecerá no dia 21 (segunda-feira), às 16h, com uma Mesa-Redonda que debaterá o tema da Semana, no Auditório da Ciência, localizado na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Participarão do debate Denis Benchimol Minev (Bemol), Carlos Gabriel Koury (Idesam), Saulo Zhamis Sousa Benício (ET Alimenta).

 

“Trata-se de um tema da maior importância, pois implica em pensar o futuro dodesenvolvimento na Amazônia, tomando em conta os desafios na montagem das cadeias produtivas para ativação da economia na região”, disse a coordenadora de Tecnologia Social e uma das coordenadoras da SNCT no Inpa, Denise Gutierrez. “Na mesa de debates ouviremos depoimentos de empreendedores engajados e comprometidos em fazer a economia funcionar de forma social e ambientalmente responsável”, completou.

A programação é aberta ao público e a maioria não precisa de inscrição. Uma atividade que precisa de inscrição é o curso de cerveja no dia 24 de outubro, das 14h às 18h, no Laboratório de Micologia. Inscrições e mais informações sobre a SNCT do Inpa podem ser obtidas no doity.

Programação

 

Palestras, seminários, oficinas, exposições, vivências e visitas técnicas fazem parte da programação da Semana de C&T do Inpa. Essas atividades estão reunidas nos carros-chefe tradicionais que são Inpa Portas Abertas – visita de escolas aos laboratórios (22 e 23), Palestras nas Escolas em parceria com os pós-graduandos do Instituto (21, 22 e 23), programação especial e entrada gratuita durante a semana no Bosque da Ciência – inclusive no feriado do dia 24 (Aniversário de 350 anos de Manaus), além da exibição do documentário “Novas Espécies – a expedição do século”, no sábado (26), 14h30, no Auditório da Ciência.

Foto: GPA/Inpa

A Editora Inpa organizou o Lançamento e Apresentação de Obras na terça-feira (22), às 10h, no Auditório da Ciência: 1.Guia de Campo de Herbáceas Aquáticas várzea Amazônica. Autores: Maria Teresa Fernandez Piedade, Aline Lopes, Layon Oreste Demarchi, Wolfgang Junk, Florian Wittmann, Jochen Shongart, Jefferson da Cruz; e 2. Cartilha: Tabela de composição de alimentos da Amazônia. Autor:  Jaime Paiva Lopes Aguiar. 3. Hidrelétricas na Amazônia: impactos ambientais e sociais na tomada de decisões sobre grandes obras (volumes 1,2, e 3). Autor: Philip Fearnside.

Há ainda uma série de oficinas, exposições e capacitações da SNCT no Interior, que será realizada em Benjamin Constant e Tabatinga – Visitas Técnicas a Unidades Demonstrativas Agroflorestais e em municípios próximos a Manaus: Iranduba, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e outros.

 

De acordo com a Coordenadora de Extensão e uma das coordenadoras da SNCT do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita, a proposta da SNCT do Inpa deste ano é ir além da abordagem da

bioeconomia, que é a economia dos recursos naturais ligados à biodiversidade, e mostrar que a diversidade dos ecossistemas amazônicos é a nossa fonte de riqueza.

 

“Não queremos falar só do olhar da economia, mas abordar também sob a perspectiva da qualidade de vida – incluindo a alimentação saudável e a saúde – e a qualidade ambiental, com a reintrodução de espécies ameaçadas e dos serviços ambientais oferecidos pela floresta, como o controle climático e o papel do ciclo hidrológico no regime de chuvas”, destacou Mesquita.

 

SNCT Ribeirinha

 

A novidade deste ano é a SNCT Ribeirinha que será realizada em parceria com a ONG Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), de 22 a 25 de outubro, com expectativa de atender dez comunidades ribeirinhas e indígenas do rio Cuieiras, onde aconteceram as primeiras tentativas de soltura do peixe-boi da Amazônia, hoje um programa de sucesso na reintrodução à natureza (RDS Piaguçu-Purus) da espécie em perigo de extinção.

 

Na oportunidade, serão realizadas atividades de educação ambiental sobre os Insetos Aquáticos (jogos e demonstração) e exibição de vídeo institucional do Inpa e do documentário do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia (PMAA – Associação Amigos do Peixe-boi em parceria com o Inpa) sobre as ações e atividades de pesquisa e sensibilização ambiental em prol da conservação do boto-vermelho e peixe-boi.

 

Também haverá exposições sobre prevenção de Doenças Tropicais, oficina de Meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão, oficina de Papeis Artesanais, além de levar informações sobre uso e formas de preparo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), aqueles “matinhos” usados como alimentos e que muitas pessoas nem sabem, como taioba, vinagreira, alfavaca.

 

SNCT

 

A Semana é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e conta com a colaboração de várias organizações, como instituições de ensino e pesquisa, secretarias de C&T e de educação, fundações de apoio à pesquisa, ONGs e empresas e outras entidades da sociedade civil. A programação de todas as localidades pode ser consultada e os promotores de atividades podem inserir atividades nesse endereço: https://snct.mctic.gov.br/.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade