Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Como o Marketing Digital se tornou o combustível do Mercado Digital

Como o Marketing Digital se tornou o combustível do Mercado Digital

A mudança do processo de compra

Antes da internet era comum uma empresa anunciar seus produtos e serviços em TV, Rádio outdoor, folheto e muito mais. 

E se alguém se interessasse, se dirigia até a loja e lá tinha uma verdadeira aula do vendedor sobre o produto ou serviço. 

Isso acontecia porque antes da internet a informação era escassa e o grande detentor dessas informações era o vendedor.

Porém, hoje com internet, isso mudou. A informação está na mão do consumidor, quando precisa.

Pare para pensar, como você obteve as informações necessárias para decidir qual telefone celular iria comprar?

A maioria dos internautas pesquisou no Google. E com base nos fóruns, artigos, lojas e comparadores tomou a decisão de comprar.

O que aconteceu então? O processo de compra mudou!

Os clientes estão tomando a decisão de o que comprar e onde comprar antes de chegar na loja.

O que eu quero dizer, é que se você não está na internet, seus clientes estão achando seus concorrentes e comprando deles.

O que exige das empresas tradicionais uma grande energia para se tornarem também digitais e se manterem no mercado. 



Negócios que já nasceram digitais

As empresas que já nascem digitais, já estão acostumadas com a ideia de “encontrabilidade”, ou seja, sabem que se não forem encontradas pelos clientes, elas fatalmente irão falir.

Por isso as empresas digitais conhecem muito bem a jornada de compra de seus clientes e buscam se posicionar estrategicamente quando o cliente procura.

Mas a grande pergunta é, como se posicionar para que quando o cliente procure por um produto físico ou digital sua empresa seja encontrada?

É nesse momento que entra o Marketing Digital com ferramentas e metodologias que fazem com que as empresas briguem pela atenção do cliente.

Engana-se quem pensa que Marketing Digital é apenas redes sociais. O Marketing tem vários componentes que juntos vão gerar o resultado que a empresa precisa.

O grande crescimento visto no e-commerce brasileiro se deve em parte pelo uso do Marketing Digital para atração de clientes.


Você conhece alguma Startup de sucesso que não usa Marketing Digital?

O que falar dos produtores de infoprodutos, que tem no Marketing Digital a sua maior força de venda. 

Por onde começar

Para sobreviver no mercado digital, seja uma empresa tradicional ou digital, é necessário conhecer e dominar as ferramentas necessárias para se destacar e gerar vendas.

O primeiro passo é se posicionar na internet. Para isso a empresa precisa ter um site profissional ou loja virtual.

Agora uma dica: Tenha dentro da sua loja virtual ou site um blog de conteúdo, onde você possa colocar dicas, tendências e tirar dúvidas de seus clientes.

O segundo passo é ter uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Você irá economizar muito dinheiro com mídia paga, a partir do momento que começar a escrever textos, fazer vídeos, podcast e muito mais para colocar no seu blog.

O terceiro passo é espalhar nas redes sociais esse conteúdo. Naturalmente as pessoas já vão começar a achar seu site ou loja virtual nas buscas do Google. Mas você pode dar uma ajuda nisso, distribuindo o seu conteúdo nas suas redes sociais do Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.




O quarto passo é trabalhar o SEO do seu site ou loja virtual.
O SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. 

As startups trabalham muito forte nas mais de 500 técnicas de otimização para os buscadores. O que traz uma economia grande e um posicionamento poderoso.

O quinto passo é acelerar a atração de clientes usando anúncios pagos. O segredo é ser encontrado quando o cliente procura e precisa. E uma das formas mais rápidas de fazer isso é usando os anúncios pagos do Google na rede de Busca e Redes de Display.

Outra forma de anúncios pagos pode ser feito dentro das redes sociais de forma segmentada para quem tem o perfil no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e tantos outros.

O sexto passo é montar uma máquina de vendas. As empresas que estão mais maduras no Marketing Digital, conseguem criar estratégias sofisticadas usando ferramentas de automação de Marketing que organizam todas as etapas do funil de vendas.

Foco nos resultados 

Sem dúvida o Marketing Digital é o responsável pelo sucesso dos negócios na internet. E aliado a uma boa estratégia, garantem resultados significativos. 



Para as empresas, pouco importa quantos seguidores a empresa tem, o que importa é quantas vendas eles estão gerando. 



E sua empresa já usa Marketing Digital com foco em resultados? 

Veja mais notícias sobre Maikon Richardson.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/