Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Como buscar vagas de empregos e se candidatar a elas

Como buscar vagas de empregos e se candidatar a elas
É verdade que ter um bom currículo não significa muito se as vagas não forem buscadas de forma correta. Chegar nas mãos certas, ter uma abordagem bem feita, estar exposto(a) para o mercado, participar e se envolver em redes sociais, são alguns dos fatores necessários para que o bom currículo seja visto e analisado. Em muitos casos, o(a) profissional tem um excelente currículo, porém, não desperta o interesse do profissional de RH para abri-lo e iniciar a leitura. Para isso, temos algumas estratégias interessantes que o dia-a-dia da seleção nos mostra.

Além disso, vamos falar também sobre alguns comportamentos praticados por profissionais no período de buscas por vagas.
Foto: Divulgação


DEIXAR CURRÍCULOS EM PORTARIAS FUNCIONA?

Essa é a pergunta mais recorrente quando abordamos o assunto de como buscar vagas no mercado de trabalho. Muitos profissionais ainda fazem as suas buscas visitando empresa por empresa para fazerem entregas de currículos nas portarias. Funciona? Sim, funciona. Mas não é mais a forma ideal de buscar emprego. Num mundo de tecnologia, muitos recebimentos de currículos são realizados via e-mail, ou via site próprio da empresa, ou envios feitos diretamente aos profissionais que realmente selecionam.

As entregas pessoais de currículos geram custos de impressões, locomoções e nem sempre criam resultados efetivos para o(a) profissional. A entrega numa portaria de empresa, por exemplo, é um método antigo e que nem sempre faz com que o currículo chegue nas mãos certas. O tempo gasto com esse método poderia ser substituído pela procura de profissionais de forma online. Uma simples procura e aproximação assim podem significar dias e dias de entregas pessoais de empresa em empresa.

Alguns dos motivos sobre esse método de entrega de currículos em portarias não ser tão eficaz é que pode ser que o seu currículo, na pressa, seja usado até mesmo como rascunho. Ou esquecido. Ou repassado a uma quarta pessoa que nem sempre vai entregar para quem deve. O que citamos aqui não é feito maldade, mas sim pela questão da correria do dia-a-dia, que em muitos momentos fazem as pessoas esquecerem informações.

SITES PAGOS OU DE 07 DIAS GRATUITOS SÃO BOAS ALTERNATIVAS?

Você já deve ter visto aqueles anúncios de “Anuncie o seu currículo por 07 dias gratuitos”, certo? Muitos profissionais me perguntam se os sites de empregos realmente funcionam e dão resultados positivos. Funcionam sim. No entanto, precisamos ter cautela em relação ao que vamos escolher. Muitos deles não possuem operações em alguns Estados. Isso dificulta bastante porque muitas vagas são anunciadas por captações feitas por especialistas do site estando em outro Estado. Por estar em outra localidade, nem sempre o acompanhamento é realizado como deveria. O resultado disso é vagas obsoletas (que já foram preenchidas) e ainda continuam publicadas, falta de vagas atualizadas e poucas oportunidades efetivas para os profissionais assinantes. Nesse caso, não vale a pena.

Por outro lado, muitos deles geram resultados magníficos. Para isso acontecer não é somente cadastrar o currículo nos 07 dias ou posteriormente fechar um valor de mensalidade para ficar com o currículo na base, mas sim atualizar o cadastro, buscar as vagas publicadas e fazer as abordagens certas. Em muitos casos, o(a) profissional imagina que estando com o currículo cadastrado será buscado(a) pelas empresas. É possível sim que isso aconteça, mas requer iniciativa do próprio profissional também em procurar as vagas publicadas e fazer os envios.

COMO USAR AS REDES SOCIAIS PARA BUSCAR OPORTUNIDADES?

As redes sociais são ferramentas fantásticas que, inclusive, tem gerado rendas e ganhos financeiros para muitos profissionais que saíram de empresas e hoje prestam serviços como autônomos ou liberais. Seguindo essa tendência tecnológica, os profissionais de RH também estão por lá. Em muitos momentos, até buscando profissionais através de filtros, analisando comportamentos, publicações, posturas e etc.

De qualquer forma, isso nos possibilita chegar até eles. Tem um sistema fácil e prático para acharmos esses profissionais. Vamos imaginar que você viu que a Empresa A anunciou uma vaga para a cidade de Porto Velho. Nesse caso, se inserir no filtro de pesquisas “RH Empresa A Porto Velho”, é possível que apareça as pessoas que atuam no setor de RH dessa empresa. Adicione, faça contatos, se apresente e entre na concorrência. É possível que, em alguns casos, os profissionais não nos adicionem? Claro que sim. Mas a tentativa precisa ser feita.

COMO É A ABORDAGEM IDEAL A UM PROFISSIONAL DE RH OU GESTOR?

Essa fórmula é buscada por muitos profissionais e especialistas. Mas eu realmente acho que não existe uma abordagem ideal. Existem abordagens com contextos diferentes, com aproximações realizadas de forma estratégica com o estudo de comportamento de avaliadores e assim por diante. Estrategicamente, elas devem ser feitas diante de vagas que estão abertas. Abordagens aleatórias, apenas para envios de currículos, normalmente não funcionam. Muita gente faz isso e nem sempre a resposta do outro lado vem.

Mas se fôssemos criar um modelo, poderíamos fazer assim.......

“Bom dia, tarde, noite,

Tomei conhecimento de um processo seletivo com vocês para a função de ..............

Checando os requisitos da vaga publicada, constatei que atendo ao perfil que buscam.

Assim, estou enviando, em anexo, o meu currículo para vossa visualização.

É possível marcarmos um dia e horário para que me conheçam e assim possam medir minhas habilidades?

Cordialmente.

Nome e Sobrenome”

Essa é uma forma de indução comportamental de decisão focada em quem vai receber. Estamos enviando mensagens subliminares como: “Pelo menos me chama para me conhecer”, ou “Não deixe que apenas o currículo lhe dê uma medição de minhas habilidades. Me chame para saber exatamente quais são”, ou “Me chame pelo menos para uma conversa”, e etc.

E então? Agora é cair em campo !!!
Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

Veja mais notícias sobre Flavio Guimarães.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/