Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Colombianos rejeitam acordo de paz com as Farc

Colombianos rejeitam acordo de paz com as Farc
O ex-presidente Álvaro Uribe liderou o movimento pelo 'não'. Foto: Reprodução/Shutterstock
Contrariando as pesquisas de intenção de voto, os colombianos rejeitaram, neste domingo (2), o acordo de paz assinado entre o Governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Segundo dados oficiais, o 'não' obteve 50,23% da preferência contra 49,77% do 'sim', com uma diferença de aproximadamente 60 mil votos. Com isso, o destino da paz firmada em Cartagena das Índias é incerto.

Tanto Juan Manuel Santos quantos os líderes das Farc já disseram que não é possível renegociar o acordo, que encerrava 52 anos de um conflito que fez milhões de vítimas. Está em vigor atualmente um cessar-fogo bilateral, e a decisão de anulá-lo está nas mãos do presidente.

Por outro lado, a guerrilha está decidida a converter-se em partido político, mas não se sabe até que ponto o 'não' dos colombianos pode atrapalhar esses planos. Especialistas citados pela imprensa local dizem que a decisão de manter a paz depende mais das Farc do que de Bogotá.

De qualquer maneira, o resultado enfraquece Santos, enquanto fortalece setores conservadores próximos ao seu antecessor, Álvaro Uribe, principal líder da campanha contra o acordo.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/