Colômbia: sobe para 21 número de mortos após explosão de carro em escola da polícia

O número de vítimas da explosão de um veículo em frente à Escola Geral de Cadetes Santander em Bogotá, na Colômbia, subiu para 21 mortos e 68 feridos. Inicialmente, eram 9 mortos e 65 feridos. Equipes de resgate e forças de segurança permanecem no local.

A explosão ocorreu na manhã dessa quinta-feira (17). De acordo com as autoridades locais, o autor do ataque é José Aldemar Rojas, 56 anos. Um carro-bomba foi detonado no estacionamento da Academia-Geral de Polícia Francisco de Paula Santander, onde se formam os oficiais da Polícia Nacional colombianos.

Segundo o procurador-geral, Néstor Humberto Martínez, Rodríguez entrou na escola em um carro cinza, por volta das 9h30. Foram usados no atentado desta quinta-feira 80 quilos de material explosivo. O autor do atentado está entre os mortos, informou a imprensa local.
 

Foto: Reprodução/TV Globo 

O presidente da Colômbia, Iván Duque, disse que foi um ataque à sociedade colombiana como um todo. “Os colombianos nunca nos submetemos ao terrorismo, sempre o derrotamos. Esta não será a exceção.”

Duque convocou toda a população a colaborar com as investigações e pediu que, se alguém tivesse alguma informação, entrasse em contato com a rede de participação cívica, pelo número local 123.

Repercussão

O episódio causou comoção internacional. As organizações das Nações Unidas (ONU) e dos Estados Americanos (OEA) reagiram, condenando fortemente qualquer ação terrorista.

Veja também: Governo federal prorroga Operação Acolhida a venezuelanos até março de 2020

Autoridades colombianas, pelas redes sociais, lamentaram o ocorrido e condenaram o ataque. O assunto está entre os mais comentados no Twitter, tanto no ranking mundial quanto no brasileiro.

O presidente Jair Bolsonaro repudiou o ataque terrorista. Pelo Twitter, Bolsonaro expressou sua solidariedade ao país vizinho e se colocou à disposição do presidente Ivan Duque.

“Repudio e condeno veementemente o atentado terrorista ocorrido hoje na Colômbia, que deixou pelo menos 9 mortos e dezenas de feridos. Toda solidariedade aos nossos irmãos colombianos neste momento difícil, em especial aos familiares das vítimas. Fuerza”, escreveu Bolsonaro na rede social.

OEA pede união de todos contra o terrorismo

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro, condenou o atentado à Academia-Geral de Polícia Francisco de Paula Santander. Segundo Almagro, todos devem se unir contra as ações terroristas e enfrentar a violência onde quer que esteja.

“Condeno o atentado explosivo à Academia-Geral de Polícia Francisco de Paula Santander ocorrido em Bogotá. Devemos nor unir contra essas ações terroristas e enfrentar a violência onde quer que seja. Minha solidariedade às vítimas, suas familias, o governo e o povo colombianos”, disse Almagro, em sua conta no Twitter.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade