Colômbia se prepara para firmar acordo de paz histórico com as Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, luta pela aprovação do acordo. Foto: Juan Pablo Bello/SIG 

A Colômbia se prepara para por fim aos 52 anos de guerra entre o grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo nesta segunda-feira (26). A cerimônia que se iniciará às 17h (19h no horário de Brasília) e que reunirá mais de 2,5 mil convidados em Cartagena das Índias, entre os quais dezenas de líderes mundiais, deve durar cerca de 90 minutos.”Será uma cerimônia simples porque isso não é um show, mas a assinatura de um acordo de paz”, informou o governo de Juan Manuel Santos.

No protocolo, estão previstos discursos de Santos e do líder das Farc, Rodrigo Timochenko, e do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Também para hoje está prevista uma missa da paz presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. O papa Francisco é considerado uma das peças-chave da negociação do acordo de paz e, certamente, será lembrado nos discursos oficiais.


Farc ratificaram a adesão ao acordo de paz neste sábado (24). Foto: Divulgação/Farc EP

A ministra de Comércio, Indústria e Turismo, María Claudia Lacouture, informou que a cerimônia é um “evento que busca mostrar um sentimento geral de todos os colombianos sobre o processo que estamos entregando, que é de fechar as portas da guerra e abrir aquelas da paz”.

A paz na Colômbia chega após mais de três anos de negociações entre representantes do governo e rebeldes em Havana, capital de Cuba. O acordo põe fim ao último conflito armado da América Latina e aquele que é considerado o mais longo da história latina.

Após a assinatura, o povo colombiano irá às urnas no dia 2 de outubro para aprovar ou não o documento assinado entre governo e Farc. Pesquisas de opinião apontam que a maioria dos colombianos é favorável ao pacto de paz.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade