Vídeo mostra pouso forçado de aeronave em Roraima; piloto morreu

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o pouso forçado um avião monomotor em terra indígena Yanomami, no estado de Roraima. De acordo com reportagem publicada no site G1 Roraima, o incidente aconteceu na última quarta-feira (14) e teria sido causado por pane elétrica.

O vídeo é de autoria do técnico de enfermagem Ednilson Cardoso, de 28 anos. Ele viajava em missão pela Secretaria Estadual de Saúde Indígena (Sesai). A areonave era comandada pelo piloto Elcides Rodrigues Pereira, de 64 anos, o “Peninha”.

As imagens mostram a manobra executada pelo piloto para pousar no rio Catrimani mas, no momento do impacto, o vídeo é interrompido.

“Estou em cima do rio Catrimani, vou jogar nele”, disse Elcides Rodrigues, em comunicação com a central da Paramazônia Táxi Aéreo, empresa responsável pelo monomotor, momentos antes da queda.

Resgate

Uma hora após o impacto, e companhia aérea enviou resgate próprio ao local do acidente e conseguiu resgatar o técnico de enfermagem. O piloto, no entanto, desapareceu após cair no rio Catrimani.

“Tentamos muito puxá-lo para dentro do helicóptero, mas ele estava muito molhado e cansado e por isso acabou caindo dentro do rio. Eu desci e fui atrás dele, mas não o achamos mais”, contou Ednilson Cardoso ao G1.

O corpo de Elcides Rodrigues só foi encontrado pelo  Corpo de Bombeiros após três dias de buscas. Ele estava a seis quilômetros do local onde o avião fez o pouso forçado.

Foto:Reprodução/Rede Amazônica

Apesar do acidente ter ocorrido na tarde de quarta (14), o Corpo de Bombeiros diz que só foi acionado à noite e enviou equipes de resgate para a região na manhã de quinta-feira (15).

Vazamento do vídeo

A pedido do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que investiga as causas do acidente, o vídeo registrado pelo técnico de enfermagem só deveria ter sido disponibilizado aos familiares da vítima e ao próprio Cenipa, mas acabou vazando para as redes sociais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade