Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Vazante restringe navegação em trecho do rio Solimões, no Amazonas

MANAUS – O trecho do rio Solimões, próximo ao município de Coari, no Amazonas, conhecido como “Ilha do Meio” teve a navegação parcialmente restrita pela Marinha do Brasil. As condições de navegabilidade do local estão comprometidas devido a vazante. A decisão se aplica a navios com calado superior a seis metros, que estejam com o auxílio de práticos a bordo.
O local é uma das rotas de embarcações que escoam a produção da província petrolífera de Urucu da Petrobras. O trânsito de embarcações no trecho só está permitido para barcos regionais com calado inferior a seis metros. A medida terá vigência até que as condições de navegabilidade sejam restabelecidas.
Segundo a estação de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em Coari, no dia 8 de outubro de 2015, cinco dias antes da adoção da medida, o nível do Solimões era 6,87 metros (m). O órgão destaca que o rio apresenta elevação na região do Alto Solimões e que o ritmo de descida em Coari já diminui. Ainda assim, na medição do dia 19 de outubro o nível era de 4,76 m. O menor nível já registrado em Coari é de 1,31 m, no dia 10 de abril de 2010.
Segundo o Comando do 9º Distrito Naval, a medida já foi adotada em outros anos, de acordo com as condições de navegabilidade dos rios da região. A Marinha não descarta estender a restrição a outros trechos dos rios da Amazônia. Isso ocorreria somente nos pontos críticos, que venham comprometer a segurança da navegação.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/