Urgente: divulgada a lista de vítimas em acidente aéreo em Manaus

Caiu na manhã desta quinta-feira (22), uma aeronave modelo Botucatu em Manaus. O acidente ocorreu por volta das 9h em uma área de mata aberta que pertence a uma empresa de eletroeletrônicos, e que fica bem próximo ao Aeroclube de Manaus.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, na aeronave estavam 5 ocupantes, desses 3 vieram a óbito no local, e os outros dois feridos foram encaminhados para o hospital João Lúcio, Zona Leste da cidade, e segundo a SUSAM, mais uma vítima, que estava no hospital, veio à óbito agora a tarde.

O administrador de empresas Fabiano Marques, que passava no local na hora do acidente, disse que ao avistar a aeronave percebeu algo estranho e em segundos a queda do avião.

“Eu vi a aeronave em processo de queda. O barulho da aeronave parecia normal, e não estava fumaçando, mas ela vinha descendo muito rápido e com bico para baixo. Eu rapidamente voltei e vim ajudar no resgate”, disse.

Em nota, a prefeitura de Manaus divulgou a lista de vítimas, entre as fatais, Robson Castilho (piloto) e Hernandes Rogério (co-piloto), além do empresário Osmir dos Santos, de 65 anos. E entre os sobreviventes encaminhados hospital, foram Waldir Aldenir Cestrans, 57 anos, e Flávio, cujo sobrenome e idade ainda não foram informados, desses dois, a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) informou a pouco que um veio à óbito, mas não confirmou o nome dessa última vítima.

Pouco antes da decolagem, o piloto Robson Castilho publicou em sua rede social que o destino era a cidade de Nova Olinda do Norte, interior do Amazonas.    

Foto: Reprodução / Facebook

    

Hernandes Rogério | Foto: Reprodução / Facebook

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáuticos (Seripa-7) afirma em nota, que a aeronave de matrícula PT- VKR decolou na manhã desta quinta-feira (22/02) do aeródromo de Flores, em Manaus, com destino a Borba, também no Amazonas. Logo após a decolagem, por volta de 9h30 (local), caiu nas proximidades do aeroporto.

Investigadores do SERIPA 7, localizado em Manaus (AM), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), estão  desde cedo no local para efetuar a a Ação Inicial da ocorrência.

A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, ouvir relatos de testemunhas e reunir documentos.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

Sobre a aeronave

Segundo informações obtidas junto ao site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave de matrícula PT- VKR é da empresa Fretave Operadora de Serviços e Turismo, e está registrada em nome de José Ideilton de Souza, além de ter a capacidade para seis passageiros. A equipe entrou em contato com a empresa, pelo número de telefone disponibilizado pela Anac, mas ao atender, uma pessoa disse não ser o telefone da Fretave.
Saiba mais

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade