Universitários do Amazonas são selecionados para intercâmbio em Portugal
A Faculdade Fucapi em parceria com o Banco Santander selecionou quatro alunos dos cursos de graduação da Faculdade Fucapi para participar do Programa de intercâmbio, chamado Bolsas Ibero-Americanas. O Programa, encabeçado pela Divisão Global Santande
Redação | Atualizado
A Faculdade Fucapi em parceria com o Banco Santander selecionou quatro alunos dos cursos de graduação da Faculdade Fucapi para participar do Programa de intercâmbio, chamado Bolsas Ibero-Americanas. O Programa, encabeçado pela Divisão Global Santander Universidades, é uma iniciativa da instituição bancária em parceria com universidades do mundo inteiro para conceder uma melhor formação aos estudantes ampliando suas experiências acadêmicas no mercado mundial.
A cada ano, são oferecidas bolsas de estudos no valor de €$ 3 mil para os universitários, direcionadas a despesas de transporte, hospedagem e alimentação sendo o curso na faculdade estrangeira oferecido como resultado do acordo entre a universidade de origem e a de destino. O processo seletivo ocorre anualmente em duas etapas: a nacional e interna. Após a inscrição ser efetuada no site do Santander Universidades, as faculdades participantes promovem a seleção institucional e, nesse ano, foi a vez das estudantes de engenharia mecânica, Laryssa Meireles e engenharia ambiental e sanitária, Crystiellem Braga, que já se encontram na Universidade do Porto em Portugal.
Foto: Divulgação
Intercâmbio
Os alunos Adaumir Paixão e Camila Reis irão começar o intercâmbio no segundo semestre de 2017. A Coordenadora de Pesquisa da Faculdade Fucapi, Isabel Souza, acompanhou o processo seletivo das duas alunas e explica mais sobre essa experiência. “Isso vem como um divisor de águas na vida das meninas, tanto dentro do mundo acadêmico, quanto na vida pessoal, pois elas passam a entender o mundo como um todo e isso as deixa mais globalizadas para o mercado”, contou a coordenadora.
Além de ser supervisora na gestão, a coordenadora também foi uma das professoras das alunas e destacou sobre o esforço e dedicação das bolsistas. “Dentro da sala de aula, a Crystiellem sempre foi muito esforçada. Ministrei aula das disciplinas de fisíca 1 e de eletricidade e magnetismo e ela sempre mostrava interesse em entender o conteúdo. Isso contou bastante na hora da escolha para o programa.
Já a Laryssa sempre foi muito bem recomendada. As duas servem de incentivo para os outros colegas e como estão sempre online, geram bastante repercussão nas mídias para a Faculdade também”, ressaltou a coordenadora.
saiba mais
Estudantes da Amazônia são selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2017
Intercâmbio reúne atletas da Luta Olimpíca em Manaus
Alunos do Amapá estudam nos EUA através de programa de intercâmbio
Programa Ibero-Americanas
O Programa Ibero-Americanas oferece a bolsa-auxílio para um semestre. Neste começo de ano, as duas alunas da Faculdade Fucapi foram enviadas à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal.
As duas morarão juntas pelos próximos cinco meses e elas compartilharam como está sendo até agora. “Sendo de engenharias diferentes, cada uma tem sua sala e suas matérias, mas apesar de estudarmos separadas, a Laryssa tem me ajudado bastante e estamos nos dando super bem”, explicou Crystiellem.
“Depois que conheci a faculdade daqui (Porto), vi que os métodos de avaliação são bem diferentes dos do Brasil e sei que vou ter que estudar bastante, mas no fim, as disciplinas vão me dar um diferencial no currículo e isso vai ser ótimo”, afirmou ela.
A estudante Laryssa também contou sobre sua experiência: “Minha meta é me dedicar ao máximo e aproveitar tudo desses dias, adquirindo novos conhecimentos. Quero crescer não só profissionalmente, mas pessoalmente também, porque o intercâmbio é algo que te tira da sua zona de conforto e espero voltar cheia de bagagem para a graduação no Brasil”, declarou.
Inscrições abertas em abril
A Faculdade Fucapi tem o apoio do Banco Santander no benefício aos alunos desde 2011 e já foram ofertadas 26 bolsas para os alunos da Fucapi, sendo concedidas 4 bolsas por ano. Neste ano, a instituição disponibiliza 780 bolsas com viagem a ser programada para os dias entre agosto de 2017 e agosto de 2018. As inscrições ocorrem no período de 3 de abril a 11 de junho até as 23h59 do mesmo dia, horário de Brasília, pelo site oficial do Programa de Bolsas por meio do link. O aluno deve estar matriculado efetivamente em uma das 127 universidades brasileiras participantes do programa.
Comentários: