Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Universitários do Amazonas são selecionados para intercâmbio em Portugal

Universitários do Amazonas são selecionados para intercâmbio em Portugal

A Faculdade Fucapi em parceria com o Banco Santander selecionou quatro alunos dos cursos de graduação da Faculdade Fucapi para participar do Programa de intercâmbio, chamado Bolsas Ibero-Americanas. O Programa, encabeçado pela Divisão Global Santander Universidades, é uma iniciativa da instituição bancária em parceria com universidades do mundo inteiro para conceder uma melhor formação aos estudantes ampliando suas experiências acadêmicas no mercado mundial.

A cada ano, são oferecidas bolsas de estudos no valor de €$ 3 mil para os universitários, direcionadas a despesas de transporte, hospedagem e alimentação sendo o curso na faculdade estrangeira oferecido como resultado do acordo entre a universidade de origem e a de destino. O processo seletivo ocorre anualmente em duas etapas: a nacional e interna. Após a inscrição ser efetuada no site do Santander Universidades, as faculdades participantes promovem a seleção institucional e, nesse ano, foi a vez das estudantes de engenharia mecânica, Laryssa Meireles e engenharia ambiental e sanitária, Crystiellem Braga, que já se encontram na Universidade do Porto em Portugal.

Foto: Divulgação

Intercâmbio

Os alunos Adaumir Paixão e Camila Reis irão começar o intercâmbio no segundo semestre de 2017. A Coordenadora de Pesquisa da Faculdade Fucapi, Isabel Souza, acompanhou o processo seletivo das duas alunas e explica mais sobre essa experiência. “Isso vem como um divisor de águas na vida das meninas, tanto dentro do mundo acadêmico, quanto na vida pessoal, pois elas passam a entender o mundo como um todo e isso as deixa mais globalizadas para o mercado”, contou a coordenadora.

Além de ser supervisora na gestão, a coordenadora também foi uma das professoras das alunas e destacou sobre o esforço e dedicação das bolsistas. “Dentro da sala de aula, a Crystiellem sempre foi muito esforçada. Ministrei aula das disciplinas de fisíca 1 e de eletricidade e magnetismo e ela sempre mostrava interesse em entender o conteúdo. Isso contou bastante na hora da escolha para o programa. 

Já a Laryssa sempre foi muito bem recomendada. As duas servem de incentivo para os outros colegas e como estão sempre online, geram bastante repercussão nas mídias para a Faculdade também”, ressaltou a coordenadora.

Programa Ibero-Americanas

O Programa Ibero-Americanas oferece a bolsa-auxílio para um semestre. Neste começo de ano, as duas alunas da Faculdade Fucapi foram enviadas à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal.

As duas morarão juntas pelos próximos cinco meses e elas compartilharam como está sendo até agora. “Sendo de engenharias diferentes, cada uma tem sua sala e suas matérias, mas apesar de estudarmos separadas, a Laryssa tem me ajudado bastante e estamos nos dando super bem”, explicou Crystiellem.

“Depois que conheci a faculdade daqui (Porto), vi que os métodos de avaliação são bem diferentes dos do Brasil e sei que vou ter que estudar bastante, mas no fim, as disciplinas vão me dar um diferencial no currículo e isso vai ser ótimo”, afirmou ela.

A estudante Laryssa também contou sobre sua experiência: “Minha meta é me dedicar ao máximo e aproveitar tudo desses dias, adquirindo novos conhecimentos. Quero crescer não só profissionalmente, mas pessoalmente também, porque o intercâmbio é algo que te tira da sua zona de conforto e espero voltar cheia de bagagem para a graduação no Brasil”, declarou.

Inscrições abertas em abril

A Faculdade Fucapi tem o apoio do Banco Santander no benefício aos alunos desde 2011 e já foram ofertadas 26 bolsas para os alunos da Fucapi, sendo concedidas 4 bolsas por ano. Neste ano, a instituição disponibiliza 780 bolsas com viagem a ser programada para os dias entre agosto de 2017 e agosto de 2018. As inscrições ocorrem no período de 3 de abril a 11 de junho até as 23h59 do mesmo dia, horário de Brasília, pelo site oficial do Programa de Bolsas por meio do link. O aluno deve estar matriculado efetivamente em uma das 127 universidades brasileiras participantes do programa.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/