Unicef realiza Festival do ECA com série de atividades gratuitas em Manaus

Foto: Diego Oliveira/Portal AmazôniaMANAUS – O 1º Festival do ECA e a Participação Cidadã dos Adolescentes encerra neste sábado (31) os eventos de aniversário de 26 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o evento tem foco na redução das desigualdades intraurbanas no âmbito do projeto Plataforma dos Centros Urbanos (PCU). Todas as atividades serão gratuitas e abertas a toda a comunidade.Cerca de 500 crianças e adolescentes são esperadas na programação. O espaço que vai receber o festival é a Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, localizada na Rua do Areal, nº 30, bairro Santa Etelvina, na zona Norte de Manaus. As ações acontecem de 8h às 14h, e incluem rodas de conversa, oficina de trânsito e consumo consciente de energia, orientações sobre a Caderneta de Saúde do Adolescente e palestra de higiene bucal e distribuição de kit higiene bucal.O trabalho de cidadania inclui oficina sobre tráfico de pessoas e maioridade penal, além da emissão de documentos como RG e CPF, orientação para certidão de nascimento, avaliação nutricional. Também ficam disponíveis testes rápidos de HIV com fluido oral, entre outras palestras e atividades. Plataforma dos Centros Urbanos

A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes. Espera-se ajudar a garantir a cada uma delas maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.
Primeiro ciclo no Rio de Janeiro, em São Paulo e Itaquaquecetuba (SP), entre 2008 e 2012. Teve como principais resultados a inclusão do tema na pautas públicas das prefeituras e a melhoria de indicadores como a atenção ao pré-natal, a ampliação do acesso a vagas em creches e pré-escolas e o acesso a crianças com deficiência às escolas regulares.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade