Trânsito de Manaus terá esquema especial para Dia de Finados

A Prefeitura de Manaus anunciou nesta quarta-feira (01) um esquema especial de trânsito e transporte para o Dia de Finados, celebrado na próxima quinta-feira. Ao todo, são esperadas mais de 500 mil pessoas nos cemitérios urbanos da cidade.
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fiscalizará o transporte coletivo, que terá a circulação de linhas extras, ampliação do itinerário e reforço da frota de linhas normais. Já a organização do fluxo de veículos na cidade, principalmente no entorno dos cemitérios, fica por conta do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).
Trânsito
O monitoramento das vias no entorno dos principais cemitérios da cidade será realizado por 338 agentes de Trânsito, a partir das primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, 2/11. Com essa operação, a Prefeitura de Manaus vai garantir a fluidez e o acesso seguro dos visitantes aos cemitérios.
Os agentes vão monitorar a circulação de veículos e pedestres em outros cemitérios da cidade, com apoio de viaturas e motocicletas. Nas áreas interditadas, haverá orientação para desvios e outras opções de itinerário, conforme esquema a seguir:
São João Batista – A rua Maceió, zona Centro-Sul, será interditada nas primeiras horas de quinta, no sentido bairro/centro, no trecho entre a rua Domingos Lima (atrás do Reservatório Mocó) e a avenida Álvaro Maia. O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a rua Santos Dumont, em direção à avenida Álvaro Maia. No sentido centro/bairro, a Maceió será interditada somente no horário da missa (18h) no trecho entre a avenida Álvaro Maia e a rua Domingos Lima. A avenida Álvaro Maia será também interditada, na madrugada de quarta-feira, no sentido Praça 14/Compensa, no trecho entre as ruas Maceió e Santos Dumont. O desvio será à esquerda para a rua Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a rua Maceió em direção à Darcy Vargas, até o horário da missa, às 18h.
Nossa Senhora de Aparecida (Tarumã) – A avenida do Turismo, zona Oeste, não será interditada no Dia de Finados. Apenas os retornos no canteiro central em frente ao cemitério serão fechados. O acesso ao cemitério será realizado pelo primeiro portão e a saída pelo portão da frente (principal).
São Francisco – No Cemitério de São Francisco, bairro do Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Cel. Pedro de Souza será interditada a partir das 4h da manhã de quinta, entre as ruas São Benedito e Brasília.
Santo Alberto – Situado na Colônia Antônio Aleixo, esse cemitério passa a ser incluído, este ano, nas operações de trânsito. As interdições no entorno só deverão ocorrer caso os agentes constatem a necessidade. Haverá postos montados nas seguintes vias: rua Monteiro Maia, rua Prof. Azevedo, rua do Amor e Nova República.
Transporte coletivo
Para atender a população que tradicionalmente visita os cemitérios da cidade no dia de finados, 50 fiscais e funcionários da SMTU acompanharão a operação do transporte coletivo durante todo o dia a partir das 5h da manhã.
As ações operacionais estão direcionadas ao cemitério Nossa Senhora Aparecida, o Parque Tarumã, por este ser o que recebe a maior quantidade de visitantes. Duas linhas extras, criadas exclusivamente para atender este cemitério, passarão pelo Centro e Terminais de Integração T3, T4 e T5.
No total, serão 22 ônibus previstos para operar nas linhas extras. A SMTU também trabalhará com ônibus de apoio que poderão ser colocados em circulação em qualquer linha, conforme a demanda de passageiros.
Dez linhas normais trafegarão pela avenida do Turismo até o cemitério. Destas, oito terão o itinerário alterado. No total, o Parque Tarumã será atendido por 12 linhas com frota de 128 ônibus. Por ter menor demanda, os demais cemitérios serão atendidos pelas linhas locais que circularão com frota ampliada.
Confira, a seguir, as linhas e os itinerários das linhas que atenderão o cemitério Parque Tarumã:
Centro/T1 – Cemitério Parque Tarumã (Via Av. Brasil)
Itinerário: Av. Turismo (Cemitério Pq. Tarumã) / Estr. Ponta Negra/ Av. Brasil/ Av. Constantino Nery/ T1 (embarque/desembarque) no Ponto de Parada da linha 120/ Retorno nas proximidades do T1/ Av. Constantino Nery/ Av. Constantino Nery/ Av. Brasil/ Estr. Ponta Negra/ Av. Turismo/ (Cemitério Parque Tarumã).
T4/T5 – São José / Cemitério Parque Tarumã
Itinerário: Mesmo itinerário da linha 678 até a Av. Efigênio Sales/ Av. Darcy Vargas/ Av. Djalma Batista/ Av. Pedro Teixeira/ Av. C. Nery/ Av. Samba/ R. Lóris Cordovil/ Av. Pedro Teixeira/ Estr. Ponta Negra/ Av. Turismo/ Cemitério Pq. Tarumã (Embarque/Desembarque) / Av. Turismo/ Av. Sto. Dumont/ Av. Torquato Tapajós/ Rua Recife/ Av. Efigênio Salles/ Normal até o T5.
Desvio de Linhas
123 – Santo Agostinho / Cemitério Parque Tarumã /T1/Centro
Itinerário: Normal até Est. Ponta Negra/ Av. Turismo (retorno)/ Estr. Ponta Negra/ Av. Brasil/ Centro.
121 – Vila Marinho / Parque Tarumã
Itinerário: Normal até Estr. Ponta Negra/ Av. Turismo/ Cemitério Pq. Tarumã/ Retorno/ Av. Turismo/ Estr. Ponta Negra/ Normal até o bairro.
450 – T3 / Redenção / Ponta Negra
Itinerário: Normal até Estr. Ponta Negra/ Av. Turismo/ Cemitério Pq. Tarumã/ Retorno/ Av. Turismo/ Estr. Ponta Negra/ Normal.
010 – Norte / Sul
Itinerário: Normal
118 – Santo Agostinho / Cachoeirinha / T2
Itinerário: Normal até a Estr. Ponta Negra (já vindo do T2)/ Av. Turismo/ Cemitério Pq. Tarumã/ Retorno/ Av. Turismo / Estr. Ponta Negra/ Normal até o bairro.
126 – Sipam / Avenida Brasil / Centro / T1
Itinerário: Normal
500 – Igarapé do Passarinho / Centro / T1
Itinerário: Normal até Av. Torquato Tapajós/ Av. Sto. Dumont/ Av. Turismo/ Cemitério Pq. Tarumã/ Estr. Ponta Negra/ Av. Pedro Teixeira/ Av. Constantino Nery/ Av. Torquato Tapajós/ Normal para o bairro.
542 – Ouro Verde / Ponta Negra / Cemitério / T2
Itinerário: Normal até Estr. Ponta Negra/ Av. Turismo/ Cemitério Pq. Tarumã/ Retorno/ Av. Turismo/ Estr. Ponta Negra/ Normal.
678 – T4 / Jorge Teixeira / Cemitério Parque Tarumã
Itinerário: Normal até Estr. Ponta Negra/ Normal até o Bairro.
641 – T4-3 / Aeroporto / Ponta Negra
Itinerário: Normal
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade