Térmicas são reativadas e Roraima volta a desligar energia da Venezuela durante o dia

Usinas terméletricas voltaram a abastecer Roraima após dois apagões afetarem 13 das 15 cidades do estado, incluindo a capital Boa Vista, na tarde de segunda-feira (8) e a energia vinda da Venezuela ser religada. Segundo o G1 Roraima, a informação foi divulgada pela Eletrobras nesta terça (9).

Sem especificar o problema, a empresa comunicou que os apagões de segunda só não afetaram Amajari e Uiramutã e aconteceram em razão de uma “falha técnica na UTE Monte Cristo”, a principal das quatro usinas térmicas que abastecem o estado.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Em razão dos apagões, o Linhão de Guri, desligado desde setembro por conta das constantes oscilações, ficou abastecendo o estado até a reativação das térmicas.
Ainda segundo a Eletrobras, agora, a energia venezuelana está sendo desligada durante o dia, e usada para abastecer o estado à noite, em complemento às térmicas.

Uso de térmicas

Roraima é o único estado do Brasil país que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) e há 17 anos é dependente da energia venezuelana. A distribuição é feita pelo Linhão de Guri.

No dia 16 de setembro, após uma série de apagões, Roraima passou a ter o fornecimento abastecido pelos quatro usinas do parque térmico do estado. A Eletrobras ainda não informou se tiveram registros de outro desligamentos depois dessa data.

A medida de usar as térmicas locais foi uma orientação do Ministério de Minas e Energia como uma forma de testar a confiabilidade e qualidade da energia no estado no caso de um eventual desligamento da energia importada.

Na prática, a Venezuela segue enviando energia via Linhão de Guri, no entanto, a Eletrobras suspendeu a transmissão do país vizinho e tem consumido apenas a produção gerada pelas usinas térmicas do estado. À época, a assessoria da empresa informou não havia gasto com esse fornecimento da Venezuela em razão de não estar havendo o consumo.

Até o dia 29 de setembro haviam sido 65 blecautes em Roraima, quase o dobro de todo o ano de 2017, quando foram registrados 34. Destes, 13 aconteceram em julho, 10 em agosto e 34 este mês, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade