Termelétricas entram em funcionamento no Amapá neste sábado; Bolsonaro visita o Estado

As duas usinas podem acabar com o racionamento de energia no estado.

A entrada em funcionamento de duas termelétricas no Amapá neste sábado pode pôr fim ao racionamento de energia no estado.

O Governo Federal repassou R$ 21,5 milhões para apoiar o Amapá na locação de geradores e na aquisição de combustível. – Foto: Emiliano Capozoli/Gemini

Os 47 geradores instalados nas usinas termelétricas Santana II e Santa Rita vão gerar 45 megawatts de energia.

As unidades são operadas e os trabalhos estão sendo conduzidos pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil – a Eletronorte.

A carga de energia do Amapá é de 250 megawatts. De acordo com o Ministério de Minas e Energia desde quinta-feira, 86% desta carga média foi restabelecida, cerca de 215 megawatts.

Com a geração das termelétricas, a demanda de energia no Amapá ficará suprida em 100%.

Com isso, a CEA, Companhia de Eletricidade do Amapá, já estuda o fim do rodízio a partir da nova oferta. A informação é da assessoria de comunicação da empresa, responsável pela distribuição de energia no estado.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o pleno restabelecimento só ocorrerá quando o transformador, levado do município amapaense de Laranjal do Jari para Macapá, for montado. A previsão é que o equipamento entre em funcionamento até a próxima quinta-feira.

Neste sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro viaja este sábado ao Amapá. A agenda do presidente no estado ainda não foi divulgada.

Um apagão no dia 3 de novembro deixou 13 dos 16 municípios do Amapá totalmente no escuro. Quatro dias depois, o fornecimento começou a ser retomado parcialmente. A energia passou a ser distribuída em sistema de rodízio.

E essa semana, na terça-feira, um novo apagão atingiu o estado por cerca de cinco horas. As causas dos dois blackouts ainda estão sendo investigadas.

Bolsonaro no Amapá


Após quase 3 semanas de apagão no Amapá, o presidente do Brasil Jair Bolsonaro deve visitar o Amapá neste sábado (21),  na companhia do presidente do Senado, Davi Alcolumbre,  para verem de perto a situação no Amapá. As informações são do Planalto.

A previsão é de que o presidente saia de Brasília às 12h30min. Em Macapá, está prevista uma visita à subestação Santana, seguida de visita a uma segunda estação, Santa Rita, e retorne para Brasília às 18h.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade