Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Temer garante construção de presídio federal no Acre

Temer garante construção de presídio federal no Acre
O presidente Michel Temer garantiu apoio total à criação de uma força-tarefa imediata para a Amazônia no combate à criminalidade e a construção de um presídio federal no Acre, além de investimentos para mais vagas no sistema penitenciário estadual. A declaração foi dada nesta segunda-feira (21), durante encontro com o governador do Acre, Tião Viana, acompanhado do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, e da desembargadora Eva Evangelista do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC).
Foto:Reprodução/Agência Acre
O encontro teve, ainda, a presença do representante da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado estadual Daniel Zen, da vice-governadora Nazareth Araújo, do prefeito de Rio Branco Marcus Alexandre, do secretário de Segurança Pública Emylson Farias, do coordenador do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPAC, promotor Bernardo Albano, além de ministros das áreas de Justiça e segurança nacional.

“Estamos aqui com os poderes de Estado e o Ministério Público para tratar sobre o mais grave problema do Brasil que é o narcotráfico na Amazônia. Nós temos um gasto dos estados com segurança pública da ordem de R$ 10 bilhões para este exercício orçamentário, enquanto o custo de orçamento da União para o país está em torno de R$ 8 bilhões, o que mostra que há um problema que sobrecarrega os estados da Amazônia e o Acre que possui mais de 1.800 quilômetros abertos para a passagem quase livre do narcotráfico”, destacou Tião Viana.

Oswaldo D’Albuquerque, procurador-geral de Justiça do MPAC, reforçou as ações do órgão para, junto ao governo, poderes da União e Estado, fortalecer o combate à criminalidade no Acre.

“Entregamos ao presidente o relatório feito pelo nosso Núcleo de Apoio Técnico, referente a um estudo realizado pelo observatório de análise criminal do MPAC, voltado às vulnerabilidades das fronteiras. Esse estudo reforça os argumentos de que temos um problema sério relacionado ao tráfico de drogas, e traça um diagnóstico relacionado a estes problemas e seus impactos no crescimento das organizações criminosas no Acre”, relatou o procurador-geral.

Na ocasião, foram firmados compromissos relacionados à necessidade de integração das inteligências onde haverá um direcionamento da União no sentido de realizar a integração dos seus mecanismos de inteligência nacionais, também com os esforços do Estado.

“Esse é um marco histórico para que a gente possa traçar estratégias específicas de combate e enfrentamento à criminalidade a partir do olhar do Exército, das forças de segurança da União e das forças de segurança do Estado do Acre”, Emylson Farias, secretário de Estado de Segurança Pública.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/