Suspeitos de desvio de dinheiro da saúde no Maranhão são presos pela PF


Foram 60 mandatos de busca e apreensão na Operação (Foto: Divulgação / Polícia Federal)MANAUS – A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal, deflagrou a Operação Sermão aos Peixe. Objetivo era reprimir o desvio de recursos públicos federais do Fundo Nacional de Saúde destinados ao Sistema de Saúde do estado do Maranhão.Mais de 200 policiais federais e 10 servidores participaram da operação na qual foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, 60 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de condução coercitiva.
A investigação teve início em 2010, quando o então secretário de saúde do estado do Maranhão se utilizou do modelo de “terceirização” da gestão da rede de saúde pública estadual, ao passar a atividade para entes privados – Organização Social (OS) e Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e, assim, fugir dos controles da lei de licitação. Contudo, essa flexibilização significou uma burla às regras da lei de licitação e facilitou o desvio de verba pública federal, com fim específico de enriquecimento ilícito dos envolvidos. Com esse modelo de gestão, foi possível empregar pessoas sem concurso público e contratar empresas sem licitação.
Durante o período de investigação, os fluxos de recursos destinados pela União, por meio do Ministério da Saúde, ao Fundo Estadual de Saúde do Maranhão, resultou em um montante de R$ 2 bilhões. Os investigados poderão responder, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato, associação criminosa e peculato, bem como por organização criminosa e lavagem de dinheiro.Saúde no Maranhão
O Maranhão é quarto pior estado em quantidade de hospitais com certificado de acreditação, uma espécie de ISO, mas exclusiva para instituições de saúde. Além disso, é também um dos estado com a maior taxa de mortalidade infantil do país. A taxa de mortalidade infantil do Maranhão é de 28,3 mortes de crianças com idades menores do que 1 ano a cada 1.000 nascidos. A expectativa de vida no estado é de 68,7 para os homens e 72,7 para as mulheres. A probabilidade de envelhecimento no estado é a sétima pior do país.
A Polícia Federal liberou o áudio da coletiva que divulgou os dados sobre Operação. Ouça abaixo a coletiva inteira.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade