Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Sesai aciona PF e Funai contra protesto de índios na Terra Yanomami

Sesai aciona PF e Funai contra protesto de índios na Terra Yanomami
O Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) acionou nesta terça-feira (18) a Polícia Federal e a Funai contra o protesto de índios que mantém aeronaves e servidores retidos na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. As informações são do G1 Roraima. 

Rousicler de Jesus Oliveira, coordenador do Dse-y que compõe a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), informou que a PF e a Funai foram avisadas para intervir pela liberação dos 15 servidores e três aeronaves que estão retidos na região de Surucucu, em Alto Alegre, Norte do estado.

"Estivemos na Advocacia Geral da União (AGU) ontem e hoje fomos a PF e Funai conforme orientação da própria AGU", detalhou, acrescentando que uma liderança indígena e um funcionário do Dse-y foram enviados à região. "Os servidores estão todos bem".


 Foto: Júnior Yanomami/Arquivo Pessoal

O protesto, feito por 15 comunidades de índios yanomami, começou no domingo (16) após a morte de duas crianças indígenas na região em 10 dias. Eles cobram melhorias no atendimento médico às comunidades e também a exoneração de Rousicler de Jesus do cargo de coordenador do Dse-Y.

Os aviões apreendidos são contratados pela Sesai para transportar equipes de saúde e medicamentos para as comunidades. As aeronaves estão retidas em uma pista de pouso usada para descarregar e fazer a distribuição dos serviços. Já os servidores estão em um quartel e polos base de atendimento.

De acordo com o presidente da Hwenama Associação dos Povos Yanomami de Roraima, Junior Hekurari Yanomami, que está na região, os servidores não são ameaçados ou mantidos reféns e também não há danos materiais às aeronaves. "Não há pilotos aqui, apenas aviões".

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/