Senadores da Região Norte reivindicam continuação das obras na BR-319

MANAUS – O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) oficializou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) um pedido de suspensão do embargo às obras de manutenção do chamado ‘trecho do meio’ da BR-319, que corresponde ao intervalo entre os quilômetros 250 e 655. O documento também solicita a anulação da multa aplicada pelo instituto ao departamento no início do mês. A ação resultou da audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. O Ibama se comprometeu em analisar o documento com brevidade.

Durante a reunião, os senadores da Região Norte pressionaram a diretoria do Ibama a repensar a definição quanto ao embargo aos trabalhos de recuperação da BR, rodovia que liga Manaus a Porto Velho (RO). Os parlamentares defenderam que as obras, até então, implementadas no trecho do meio não representam riscos de impactos ambientais porque não estão relacionadas a pavimentação. Na avaliação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), uma das proponentes da audiência junto com os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO), a reunião foi proveitosa. Vanessa afirmou que o encontro foi agendado em caráter de urgência por conta da gravidade que é para o Amazonas a interrupção dos trabalhos na BR. “Nosso objetivo é acabar com esse embargo e permitir que a obra siga. Há uma característica de urgência por se tratar de obras de manutenção em pontos extremamente críticos da BR-319. O Dnit, preocupado com vida de pessoas, baseado em um licenciamento dado pelo Ipaam, iniciou essas obras”, comenta a senadora. O diretor de licenciamento do Ibama, Thomaz Miazaki, informou que a condição para que o instituto avaliasse o caso e possivelmente suspendesse o embargo era que o Dnit enviasse um documento contendo a lista das obras de manutenção. No relatório enviado pelo Dnit a presidente do Ibama, Marilene Rurias, na tarde de quarta-feira (21), consta o detalhamento dos seguintes serviços: recomposição mecanizada de aterro (demarcação e limpeza da área, espalhamento de material e compactação de camada); recomposição de revestimento primário (restabelecimento das condições de trafegabilidade); limpeza lateral (para que seja possível assegurar o mínimo de segurança); roçada (de forma manual e mecanizada); reforma de pontes de madeira; substituição de pontilhões de madeira deterioradas por bueiros e; substituição de bueiros metálicos rompidos.
O senador Omar Aziz (PSD) também fez um apelo à diretoria do Ibama solicitando que o instituto reveja o embargo. Para Aziz, o poder público mostra desinteresse em retirar a população do isolamento. Ele considera incompreensível que locais como Boa Vista (RR) tenham mais relacionamento com a Venezuela do que com os demais Estados do Brasil. Na sua avaliação, o Ibama não apresenta espírito público nacional. “Preferem ter uma notícia em um blog dizendo que são preservacionistas e não têm compromisso público com o Estado, com a população”, denunciou.
Após a discussão, o diretor de licenciamento ambiental do Ibama, Thomas Miazaki, se comprometeu em analisar, a curto prazo, o pedido de suspensão da paralisação dos trabalhos na rodovia. Miazaki ainda informou que após o recebimento do documento, a solicitação será analisada e logo após, elaborado um parecer técnico que embasará o posicionamento do instituto. O diretor também esclareceu que não há prazo específico estabelecido pela legislação para que a resposta seja emitida, mas que diante da configuração da urgência do assunto exposta na audiência o Ibama tratará a questão com a máxima urgência.
Na última semana a senadora Sandra Braga (PMDB) protocolou dois requerimentos nos quais solicita informações sobre a BR-319 ao Ministério dos Transportes e ao Ministério do Meio Ambiente. Ao Ministério dos Transportes, a parlamentar questionou quando a obra será reiniciada. Enquanto ao Ministério do Meio Ambiente ela perguntou quando serão concluídas as providências para a regularização da licença ambiental adequada para as obras.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade