Manaus 30º • Nublado
Terça, 16 Abril 2024

Segurança será reforçada para Carnaval de Todos no Maranhão

Segurança será reforçada para Carnaval de Todos no Maranhão
Foto: Gilson Teixeira/Secap
O esquema de segurança para o ‘Carnaval de Todos 2017’ foi apresentado durante coletiva para a imprensa, na tarde desta quinta-feira (23), no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau. O comandante geral da PM, coronel José Frederico Pereira, ressaltou que todo o sistema de Segurança Pública está envolvido para oferecer tranquilidade para a população durante o período, sendo empenhados para isso mais de 1500 homens no policiamento ostensivo da Região Metropolitana.

“O efetivo será ampliado para trabalhar durante o Carnaval garantindo aos maranhenses a mesma tranquilidade oferecida durante o pré-carnaval. Porém, é necessário que a população também colabore com a polícia, brincando com responsabilidade”, explicou o comandante.

De acordo com o comandante geral, o planejamento de segurança foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) com apoio da Prefeitura por meio da Guarda Municipal, Blitz Urbana e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e demais órgãos. “Estamos otimistas, somos uma grande equipe e realizamos um planejamento detalhado. Estaremos com um efetivo ampliado nestes dias de festa e todos os plantões continuarão funcionando normalmente para atender possíveis ocorrências”, declarou.

O comandante pede que as pessoas tenham prudência ao sair para o Carnaval, que ao consumir bebidas alcoólicas não se excedam, tenham cuidado com as crianças, não levem bebidas em garrafas de vidros e evitem brigas. “A tolerância será zero para os brigões e valentões, serão apreendidos e levados para a delegacia, correndo o risco de passar o resto do carnaval preso”, concluiu.

Atuação policial

Durante a coletiva o comandante do Policiamento Metropolitano (Cepam I), coronel Pedro Ribeiro, detalhou os locais e números de policiais atuates na Região Metropolitana de São Luís. Mais de mil e quinhentos homens irão trabalhar no período carnavalesco em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, 360 destes estarão nos circuitos oficiais do Carnaval (Madre Deus, Passarela do Samba, Beira Mar, Praça da Lagoa e Espigão Costeiro) entre os dias 24 e 28, os dias de folia.

Na Madre Deus haverá revistas minuciosas em 11 barreiras disciplinadoras montadas nas ruas de acesso ao circuito e será proibida a entrada de bebidas em garrafas de vidro nos locais de festa. “Está tudo preparado para os dias de festividade, todos os órgãos em conjunto estão alinhados para assegurar a tranquilidade da população e brincantes. Com certeza o resultado será positivo, a união de esforços entre todos esses agentes garantirá um Carnaval amistoso e tranquilo em todos os pontos”, falou. O objetivo é evitar qualquer tipo de violência com armas de fogo ou brancas e até mesmo consumo e vendas de drogas no local. A revista será feita em homens e em mulheres.

O reforço das ações será realizado com policiamento a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas e também contará com apoio do Centro Tático Aéreo, que fará o patrulhamento aéreo em toda região. Serão intensificadas as fiscalizações da Lei Seca, haverá bloqueios e barreiras, onde será realizado teste de alcoolemia (bafômetro) e também os sons automotivos.

O coronel esclarece que além de realizar a segurança em todos os circuitos oficiais, haverá efetivo também fora deles, como no Parque Vitória, Área do Bequimão e João de Deus. Haverá reforço policial também no Terminal de Integração da Praia Grande, nas unidades do Socorrão I e II e rondas nas unidades prisionais, evitando possíveis fugas, esclareceu o coronel Pedro Ribeiro.
Um total de  1.585 homens estarão nas ruas:

Dia 24/02 - 67 policiais a pé
Dia 25/02 - 318 policiais a pé
Dia 26/02 - 368 policiais a pé
Dia 27/02 - 397 policiais a pé
Dia 28/02 - 347 policiais a pé
Dia 1°/03 - 88 policiais a pé

WhatsApp Denúncia

Outra medida para a segurança é o Whatsapp Denúncia. A Polícia Militar, por meio do Batalhão Tiradentes, tem realizado, constantemente, operações de combate a assaltos a ônibus na capital. Somente no início deste ano já foram realizadas mais de 800 abordagens e 32 delitos desse tipo foram evitados. O WhatsApp Denúncia, no telefone (98) 98876-0176, é uma ferramenta que tem contribuído significativamente para prisões e prevenção de atos criminosos.
Foto: Gilson Teixeira/Secap
Diariamente, o Batalhão Tiradentes recebe uma média de 15 denúncias pelo ‘WhatsApp Denúncia’ com fotos, localizações e informes, que são filtradas e averiguadas para criação de operações, e, consequentemente, prisões. De acordo com o tenente-coronel Marques Neto, comandante do Batalhão Tiradentes, a iniciativa é de suma importância para a Polícia Militar, pois as informações repassadas pela população têm ajudado a desmontar e prender diversas quadrilhas na capital.

“O Batalhão Tiradentes está atuando de forma expressiva na redução da criminalidade na Região Metropolitana de São Luís, como diferencial possuímos esse canal de denúncia, em que recebemos informações da população através do WhatsApp. Isso tem nos auxiliado nas buscas pelos envolvidos nos assaltos aos coletivos. As denúncias chegam praticamente em tempo real e acompanhadas de fotos, detalhes e endereços que facilitam as apreensões dos suspeitos”, relatou.

O comandante ressalta, ainda, que a população não precisa ter medo de fazer a denúncia, pois sua identidade será mantida em sigilo. Ele reforça o pedido para que os maranhenses continuem denunciando e ajudando a Polícia Militar a prevenir e combater as quadrilhas de assaltantes a ônibus.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/