Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Sede do Centro Integrado de Segurança Pública da Região Norte será em Belém

Sede do Centro Integrado de Segurança Pública da Região Norte será em Belém
O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Norte será sediado em Belém (PA). A escolha pela capital paraense, formalizada hoje (13), foi tomada em função do recrudescimento da violência no estado nas últimas semanas, que culminou com a tentativa de invasão do Complexo Prisional de Santa Izabel na região metropolitana de Belém, na última terça-feira (10), que resultou em 22 mortes.

"Isso representará um grande avanço no combate ao crime organizado, não apenas no Pará mas em toda a Região Norte. Nossa preocupação é fazer esse enfrentamento dentro da lei, sempre em respeito aos direitos humanos, mas de forma dura e firme para que o crime saiba que ele não vencerá a nossa determinação", disse o ministro Raul Jungmann. Segundo ele, a decisão de instalar o centro em Belém foi feita após consulta a todos os governadores da Região Norte. 
Centro Integrado de Comando e Controle Nacional | Foto: Divulgação
Este será o segundo de cinco centros regionais de inteligência no contexto de uma rede nacional. O primeiro centro, que será sediado em Fortaleza, está em fase de implantação, e será responsável pelas atividades integradas de inteligência em todo o Nordeste.

Segundo o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, outros eventos influenciaram na escolha de Belém, como o assassinato de pelo menos 17 policiais militares de janeiro até agora; 12 homicídios ocorridos na tarde de segunda-feira (9) e as recorrentes tentativas de resgate de presos do Complexo Prisional de Santa Izabel.

A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública é composta por agentes de inteligência de todos os estados que as compõem, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O objetivo é unificar a ação de combate ao crime organizado.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/