Saiba qual o Índice de Bem Estar Humano nas capitais da Amazônia

Macapá, Porto Velho e Belém são capitais da Região Norte e da Amazônia com pior Índice de Bem Estar Humano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As mais bem colocadas na lista são Palmas, Boa Vista e Cuiabá. O índice mede as condições urbanas das cidades realizando uma análise sobre mobilidade, condições ambientais urbanas, condições habitacionais, atendimentos de serviços coletivos e infraestrutura.

A Região Norte está entre as piores em questões de infraestrutura urbana e atendimento de serviços coletivos. Pontos como iluminação pública, pavimentação, calçadas, meio-fio, bueiro, rampa para cadeirantes, logradouros, atendimento adequado de água, atendimento adequado de esgoto, energia e coleta de lixo são pontos considerados críticos na região.Palmas é a capital com melhor índice de bem estar humano com 0,812 ficando atrás de cidades como Brasília, Florianópolis e Rio de Janeiro. Os municípios que estão entre os piores da região são: Vitória do Xingu, Pacajá e Marituba, no Pará; Amaturá, no Amazonas; e Pedra Branca do Amapari, no Amapá.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade