Roraima decreta Situação de Emergência devido imigração venezuelana

O estado de Roraima está em situação de emergência social por causa do grande número de imigrantes venezuelanos que chegam diariamente ao estado. O decreto foi publicado na edição da última quarta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com reportagem publicada pelo G1 Roraima, a portaria assinada pela governadora Suely Campos (PP) tem validade de 180 dias e determina que as secretarias estaduais de Saúde, Trabalho e Bem Estar Social, Justiça e Cidadania e de Comunicação prestem auxílio aos imigrantes.

Ainda de acordo com a publicação, entre janeiro e setembro deste ano, 12.193 venezuelanos entraram com pedido de refúgio em Roraima. No entanto, o governo do estado estima que, desde 2016, mais de 30 mil imigrantes tenham atravessado a fronteira entre os dois países.

Foto:Reprodução/Human Rights Watch

Nos últimos dois anos, três abrigos foram abertos na capital para receber os refugiados que chegam ao estado fugindo da fome, do desemprego e da falta de serviços de saúde no país governado por Nicolás Maduro: o primeiro no bairro Pintolândia, na periferia da capital; o segundo no bairro Tancredo Neves, também na periferia da cidade; e um em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, que recebe mais de 250 indígenas.

Superlotação

O abrigo para imigrantes em Pacaraima (distante a 213 quilômetros de Boa Vista) não está mais recebendo ninguém. Segundo informações do G1 Roraima, o local está superlotado. Ao todo, 248 índios venezuelanos dividem o espaço que foi inaugurado no dia 7 de novembro, e pode comportar até 200 pessoas. O abrigo é mantido em parceria entre a prefeitura de Pacaraima, Fraternidade e Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

O prazo de permanência para os venezuelanos no local é de um mês, mas o período é flexível dependendo de cada caso. Assim, o número de imigrantes é flutuante, e o lugar pode voltar a receber novos moradores futuramente.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade