Com a elevação de 11 centímetros nas últimas 12 horas, o Rio Juruá, na cidade de Cruzeiro do Sul, registra a marca de 13,84 metros, neste domingo, (29), de acordo com o monitoramento realizado pelo Corpo de Bombeiros.
O manancial ultrapassou a cota de transbordamento que é de 13 metros. Até o momento, 43 famílias foram removidas de suas residências que foram atingidas pelas águas. Os moradores recebem o benefício do aluguel social.
Foto: Reprodução/Agência Acre
O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros do Acre e Defesa Civil Estadual e demais instituições apoiam as ações operacionais e de monitoramento em uma sala de situação, na sede da corporação militar para a execução do plano de contingência.
“No local, oferecemos o apoio técnico na documentação junto a Defesa Civil Nacional para a abertura de conta do cartão de pagamentos, orientações quanto ao uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e demais ações estratégicas”, relata o coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Carlos Batista.
O coordenador destaca que a região do Juruá recebeu o maior volume de chuvas que caíram nas últimas horas em todo o estado, e que a previsão é que o manancial continue subindo. “O efetivo do Corpo de Bombeiros está empenhado neste período emergencial, reforçaremos a nossa contribuição técnica junto a coordenação da Defesa Civil Municipal nas ações do abrigo público, gerido pelo prefeitura local, informa Carlos Batista.
saiba mais
Rio Juruá começa a subir após vazante histórica
No Acre, rio Juruá sobe e está próximo de atingir a cota de alerta
Defesa Civil coloca em alerta municípios da calha do rio Juruá por causa da cheia
Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.