Rio Branco, capital do Acre, comemora 135 anos; conheça a história

Rio Branco, a capital do Acre, comemora nesta quinta-feira (28) 135 anos da fundação. Conta a história que uma árvore frondosa, a Gameleira, foi o que chamou a atenção dos exploradores, Neutel Maia, sua família e trabalhadores, que subiam o rio, levando-os a abrir ali mesmo um seringal.

Foi à margem direita do Rio Acre,ao longo da curva do rio, onde ainda está a gameleira e hoje fica o Segundo Distrito, que no dia 28 de dezembro de 1882, Maia fundou o primeiro seringal, o Seringal Volta da Empreza.

À margem esquerda, onde hoje fica o Palácio Rio Branco, Neutel Maia criou o Seringal Empreza. Anos depois, essas terras seriam alvos de disputas entre tropas brasileiras e bolivianas, foi o período da chamada Revolução Acreana.

Terminada a Revolução, por meio da assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o Acre foi anexado ao Brasil. Do seringal surgiu a vila que virou Rio Branco, cidade que logo viria a ser capital do Acre.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade